Bolsonaro não foi chamado de 'ladrão' no Recife; áudio foi alterado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi recebido com vaias e gritos de "ladrão" ao desembarcar no aeroporto do Recife em agosto, como insinuam publicações compartilhadas nas redes sociais.
O áudio do vídeo original foi modificado, de forma que as manifestações de apoio foram trocadas por ofensas ao ex-presidente.
O que diz o post
"Jair Bostanaro inelegível chega ao aeroporto em Recife e é recebido por apoiadores.", diz o texto da mensagem.
Abaixo, um vídeo mostra Bolsonaro andando pelo aeroporto de Recife, cercado por várias pessoas vestidas de verde e amarelo. Ao fundo, ouvem-se vaias e gritos como "Ladrão", "Vai pra cadeia" e "Vai tá preso".
Por que é falso
Não há ofensas no vídeo original; áudio foi alterado. Por meio de busca reversa (aqui), é possível chegar às imagens originais da chegada de Bolsonaro ao Recife em 7 de agosto (aqui e abaixo). É possível ouvir os apoiadores do ex-presidente gritando "Mito" e "Volta, Bolsonaro". Não há nenhuma pessoa falando "Vai pra cadeia" ou "Vai tá preso".
Bolsonaro cumpriu agenda em Pernambuco. O ex-presidente passou quatro dias no estado e participou de eventos com candidatos do PL nas eleições municipais (aqui). Bolsonaro se reuniu com Gilson Machado, seu ex-ministro do Turismo e então candidato à Prefeitura do Recife, e Izabel Urquiza, na disputa pelo comando de Olinda (aqui).
Ex-presidente registrou visita a cidades pernambucanas. Em suas redes sociais (aqui), Bolsonaro postou vários vídeos sobre sua ida ao estado nordestino (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Um deles mostra trechos do desembarque no aeroporto e da recepção de apoiadores (aqui).
Candidatos apoiados por Bolsonaro foram derrotados em Recife e Olinda. A disputa no Recife foi resolvida no primeiro turno com a vitória de João Campos (PSB), que obteve 78,12% dos votos válidos; Gilson Machado (PL) ficou em segundo, com 13,9% (aqui). Em Olinda, Izabel Urquiza (PL) recebeu 24,83% dos votos válidos no primeiro turno, mas terminou em terceiro lugar (aqui). Mirella (PSD) superou Vinícius Castello (PT) no segundo turno por 51,38% a 48,62% e foi eleita (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.