Ausência de Lula em posse de Trump é praxe; presidentes não são convidados

Publicações compartilhadas nas redes sociais geram desinformação ao sugerir que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado ou se recusou a ir à cerimônia de posse do republicano Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos.

Não é praxe do governo dos EUA receber chefes de estado de outros países para as posses presidenciais. Ou seja: nem Lula nem outros líderes máximos estarão presentes no evento, marcado para 20 de janeiro em Washington.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

"Ausência confirmada! Lula fica de fora da posse de Trump e causa polêmica", diz o texto da publicação.

O post traz ainda uma montagem com a foto de Lula e de Trump. O petista está com as mãos juntas, como em súplica, enquanto o republicano está com semblante fechado.

Por que é distorcido

EUA não recebem chefes de Estado nas posses presidenciais. Pelo protocolo norte-americano, os países são representados por seus embaixadores locais nas cerimônias de posse presidencial, e não por líderes de governo (aqui, aqui, aqui e aqui). Fontes da diplomacia brasileira disseram à colunista do UOL Raquel Landim que não se recordam de presidentes que tenham participado de cerimônias semelhantes no passado.

Lula não conversou com Trump após eleição nos EUA. Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, disse em entrevista ao UOL News que Lula ainda não ligou para Trump após a confirmação da vitória do republicano. O chanceler afirmou que "a equipe está trabalhando nisso" (aqui). Já diplomatas ouvidos pela GloboNews acreditam que a conversa se dará após a reunião de cúpula dos países do G20, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 deste mês (aqui).

Continua após a publicidade

Jair Bolsonaro quer ir à posse de Trump, mas não pode sair do Brasil. Em entrevista à Folha de S.Paulo (aqui), Bolsonaro manifestou seu desejo de comparecer à cerimônia em Washington e alega ter proximidade com Trump: "Ele me tem como uma pessoa que ele gosta, é como você se apaixonar por alguém de graça, né?". O ex-presidente, porém, está com o passaporte retido por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, por conta das investigações sobre a trama golpista de 2022 (aqui). A defesa do ex-presidente deve entrar com novo pedido junto à Corte para reaver o documento (aqui).

Oposição organiza comitiva para ir ao evento. Sob organização dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), um grupo de parlamentares da oposição se prepara para ir aos EUA acompanhar a posse de Trump. Até o momento, 37 políticos manifestaram interesse em participar da viagem (aqui).

Lula parabenizou Trump, mas apoiou Kamala Harris. Em seu perfil no X (antigo Twitter), Lula cumprimentou o republicano pelo retorno à Casa Branca: "A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada" (aqui). O petista, porém, havia manifestado sua torcida pela vitória da candidata democrata: "Eu acho que com a Kamala Harris ganhando as eleições é muito mais seguro de a gente fortalecer a democracia nos Estados Unidos" (aqui).

Viralização. Uma postagem no Instagram tinha mais de 14 mil curtidas até a tarde desta terça-feira (12).

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes