Terminal do mesário não mostra quantos votos cada candidato recebeu
É falso que os números exibidos no terminal do mesário indiquem o número de votos para cada candidato, como diz uma mesária em vídeo que circula no WhatsApp. No vídeo, a mulher, que atua na função de presidente da seção eleitoral, questiona como é possível que, para um único eleitor, tenham sido computados dois votos para presidente. As alegações são falsas.
O que diz o vídeo? Enquanto aponta para dois números exibidos no terminal do mesário, a mulher alega que eles mostram o total de votos para Jair Bolsonaro (PL) e para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cada uma das linhas. Ela diz: "o eleitor foi votar na urna e foi votado para duas pessoas, dois presidentes. Lula e Bolsonaro. Foi computado para os dois. Agora, como um eleitor vota em dois presidentes? Como isso acontece?", questiona. Mas a informação é falsa. O número exibido não é total de votos para os candidatos, mas são referentes à quantidade de eleitores na seção.
O que são os números que ela mostra? Segundo o TSE, a primeira linha é o relógio. A segunda mostra dois números: a quantidade de eleitores (com e sem biometria) que compareceram à seção, e o total de eleitores cadastrados. A terceira linha também traz dois números: um deles é o total de eleitores com biometria cadastrada que não tiveram a digital reconhecida pelo leitor e precisaram ser liberados pelo ano de nascimento para votar; o outro é do eleitorado total com digital cadastrada que compareceu àquela urna.
Os dados exibidos no vídeo indicam que até às 13h49 (primeira linha), 229 eleitores haviam comparecido à seção eleitoral, de um total de 304 eleitores cadastrados (segunda linha). As imagens indicam ainda que a terceira linha registra 38 eleitores cuja digital não foi reconhecida pelo leitor biométrico de um total de 214 eleitores com biometria cadastrada que compareceram à urna.
Após a mesária liberar a urna para um eleitor votar, os dados indicam que até às 13h51 (primeira linha), 230 eleitores haviam comparecido àquela seção eleitoral, de um total de 304 eleitores cadastrados (segunda linha). Além disso, a terceira linha indica que havia 39 eleitores com biometria cadastrada cuja digital não foi reconhecida pelo leitor biométrico de um total de 215 eleitores com biometria cadastrada que comparecem àquela seção eleitoral.
Ou seja, o que mudou não foi o número de votos computados para cada candidato, mas um dos registros da segunda (número de eleitores que compareceram) e os dois registros da terceira linha do visor.
Terminal do mesário não mostra total de votos. O terminal do mesário não exibe o número de votos dos eleitores para os candidatos, se isso acontecesse, como sugere a mesária, violaria o sigilo do voto. O resultado da votação em cada urna eletrônica só é conhecido após o encerramento dos trabalhos na seção eleitoral com a impressão do Boletim de Urna, de acordo com o TSE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.