UOL não publicou que Lula pretende taxar Pix, como alega post
É falso que o UOL tenha publicado que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai começar a taxar transferências bancárias por Pix, após encontro com banqueiros.
Não há nenhuma matéria sobre o assunto e o UOL Confere já publicou inclusive um desmentido sobre suposto apoio de banqueiros ao petista em troca da revogação do Pix.
O que diz o post. O post usa a imagem de Lula com André Esteves, do banco BTG Pactual. Os dois se reuniram com empresários no dia 29 de setembro de 2022. No título é colocado "Encontro com banqueiros define 'taxas para transação' no sistema Pix" e o selo de eleições do UOL Notícias abaixo dele.
Acima da imagem aparece um texto que diz: "Na reta final, em troca de financiamento, Lula acata decisão de banqueiros e opta pela manutenção e taxação do Pix, que deixa de ser gratuito".
Há erros ortográficos na postagem, o que não é típico do UOL.
Pela busca avançada no Google das publicações do Universo Online não há nenhuma matéria sobre o assunto. E, ao se buscar o título utilizado na postagem no Google - entre aspas e na íntegra -, os únicos resultados disponíveis são checagens sobre o assunto do Estadão Verifica e Boatos.org.
Taxação do Pix e Paulo Guedes. O ministro de Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, ainda durante a campanha eleitoral, acusou falsamente Lula de ter decidido taxar o Pix.
Em 2019, Guedes, entretanto, afirmou que o governo estava estudando incluir na reforma tributária um imposto sobre transações financeiras em meios digitais, como por aplicativos de celular ou via internet banking.
Viralização. Publicado há um dia, o conteúdo já tinha 25,6 mil curtidas e 2,5 mil comentários.
O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.