Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que banqueiros declararam apoio a Lula por revogação do Pix

03.jul.2022 - Publicações imitam design de portal de notícias - Arte/UOL
03.jul.2022 - Publicações imitam design de portal de notícias Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 18h44

Não são verdadeiras publicações nas redes sociais que afirmam que "banqueiros definem apoio a Lula em troca da revogação do Pix". Os posts simulam o design do g1, portal de notícias online do Grupo Globo. O próprio portal já desmentiu que tenha publicado a notícia e disse que a imagem é uma montagem obtida por manipulação fraudulenta.

Em nota, a assessoria do candidato petista também desmentiu as publicações:

"Lula não é contra o PIX. O bolsonarismo inventou isso porque ficou incomodado com uma carta em defesa da democracia. Eles então inventaram essa e saíram divulgando essa mentira. É lamentável que o bolsonarismo use da mentira de forma sistemática para distorcer o debate público, seja sobre política, seja sobre questões de saúde pública".

Procurada, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que "a informação é fake".

No dia 27 de julho, a Febraban publicou nota em seu site oficial afirmando que por deliberação da maioria vai subscrever o documento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) chamado "Em defesa da Democracia e da Justiça". A carta tem sido criticada pelo candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O manifesto se soma à carta em defesa da democracia lançada pela Faculdade de Direito da USP.

Esse conteúdo também foi checado pela Lupa.

Pix

Ao contrário do que tem dito o presidente Jair Bolsonaro, ele não é o criador do Pix. Matéria do UOL revela que o BC (Banco Central) iniciou o processo de criação da plataforma de transferência instantânea em 2018, durante o governo de Michel Temer. O então presidente do BC era o economista Ilan Goldfajn. Em maio de 2018, cinco meses antes de Bolsonaro ser eleito, o BC criou um Grupo de Trabalho denominado "Pagamentos Instantâneos" para produzir as especificações do sistema que se tornaria o Pix.

Esse conteúdo também já foi checado pelo Projeto Comprova.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.