Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Seção com 100% dos votos válidos para Lula não é indício de fraude

3.nov.2022 - Seção com 100% dos votos válidos em Lula não comprova fraude - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
3.nov.2022 - Seção com 100% dos votos válidos em Lula não comprova fraude Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

03/11/2022 17h09Atualizada em 03/11/2022 17h09

É falso afirmar que houve fraude eleitoral porque uma seção no município de Confresa (MT) registrou 100% dos votos válidos para o então candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

O que diz o post? Um vídeo publicado no Facebook ontem (2) mostra uma captura de tela do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os resultados das eleições deste ano, enquanto um homem afirma: "Fraude confirmada. Fraude, fraude, fraude. Urgente, fraude".

O que diz o TSE. Em nota divulgada no site Fato ou Boato, do TSE, a Corte eleitoral explica que é comum a convergência nos votos em comunidades indígenas, como a dessa seção em Confresa, ou entre quilombolas.

De acordo com o comunicado, a votação massiva em um único candidato também ocorreu em duas seções onde Jair Bolsonaro (PL) recebeu apenas um voto. No município de Barra do Garças (MT), Lula recebeu 238 votos na seção 431 e 81 votos na 461. Em contrapartida, na seção eleitoral 93, situada em Campo Novo do Parecis (MT), houve 5 votos para o candidato petista contra 64 votos para Bolsonaro.

"Tal fato também foi observado no primeiro turno das Eleições 2022 em 14 estados brasileiros", diz a Justiça Eleitoral.

Das 401 pessoas aptas para votar na seção 158 em Confresa, 384 compareceram. Apenas um eleitor votou nulo, enquanto os outros escolheram o candidato do PT.

Exercício da cidadania. Em uma publicação nas redes sociais, os integrantes da Aldeia Urubu, pertencente ao povo Apyãwa-Tapirapé, criticou a alegação de fraude por causa do total de votos em Lula.

"Somos brasileiros, os primeiros habitantes do Brasil e dessas terras, e [...] estamos exercendo o nosso papel de cidadãos e seguindo conforme a Constituição Federal. Sim, votamos no candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Somos um povo organizado e nos reunimos para discutir qual seria o melhor candidato a nos representar", diz trecho do comunicado.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.