Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que STM cobrou explicações de Moraes após suposta fraude eleitoral

3.nov.2022 - STM não cobrou explicações de Moraes após suposta auditoria do Exército - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
3.nov.2022 - STM não cobrou explicações de Moraes após suposta auditoria do Exército Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

03/11/2022 20h03Atualizada em 04/11/2022 17h51

É falso que o STM (Superior Tribunal Militar) tenha cobrado explicações ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), após o Exército ter supostamente identificado fraude eleitoral, como afirma uma publicação no Twitter.

O que diz o post? O tuíte traz seguinte desinformação: "CHEQUE-MATE (sic) Com provas de fraude eleitoral em mãos pela auditoria do Exército, STM dá ao ministro Alexandre de Moraes 72 horas para explicar manipulações jurídicas do TSE nas eleições de 2022. Ministro saiu em silêncio e não quis dar entrevista após se reunir com Bolsonaro".

Apuração. Não há notícia na imprensa profissional, nem informações nos canais oficiais do STM e Exército sobre a suposta fraude e decisão do tribunal.

Em nota enviada ao UOL Confere, a assessoria de imprensa do STM negou a informação. "Referente à solicitação, informo que o suposto pedido de explicação é falso", escreveu o STM.

Alcance. A publicação falsa no Twitter já conta com 2.401 retweets, 207 tweets com comentário e 8.813 curtidas. No Facebook, o post enganoso registra 162 compartilhamentos, 210 reações e 90 comentários. Já a publicação no Instagram aparece com 4.010 curtidas.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.