Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso tuíte atribuído a Lula sobre volta do ICMS da gasolina

03.nov.2022 - É falso tuíte atribuído a Lula sobre retomar ICMS da gasolina - Arte/UOL sobre Reprodução Instagram
03.nov.2022 - É falso tuíte atribuído a Lula sobre retomar ICMS da gasolina Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo

03/11/2022 17h19

É falso o tuíte atribuído ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que ele supostamente diz que vai retomar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da gasolina. Não há registro de tuíte com esse conteúdo na conta oficial do petista. A imagem é uma montagem.

O que diz o tuíte falso? "irei retomar o ICMS da gasolina que foi cortado no governo bolsonaro. com isso os estados deixaram de arrecadar, é de fundamental importância o ICMS para os estados e municípios. peça o povo brasileiro que entenda, a gasolina sofrerá aumento mas é para o bem da nação".

Como checamos? Através da ferramenta de busca avançada do Twitter é possível procurar a frase atribuída ao presidente eleito restringindo a busca pela sua conta oficial. O tuíte não foi encontrado. As menções mais recentes ao tema "ICMS" na conta oficial de Lula são tuítes de julho e junho, respectivamente. Veja:

lula twitter icms - Reprodução Twitter - Reprodução Twitter
Último tuíte de Lula citando "ICMS" é de julho. Tuíte falso tem data de 1 de novembro
Imagem: Reprodução Twitter

O tuíte também não foi apagado. Se fosse, teria sido identificado pela conta do Twitter do Projeto 7c0, que armazena tuítes apagados de contas de atores políticos. Uma busca avançada no perfil do projeto também não retornou tuítes com o conteúdo falso atribuído a Lula.

twitter busca apagado lula - Reprodução Twitter - Reprodução Twitter
Busca avançada no perfil do Projeto 7c0 não mostra publicação apagada com esse conteúdo
Imagem: Reprodução Twitter

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.