Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula não está internado no Sírio-Libanês, nem sofreu AVC ou infarto

7.nov.2022 - Lula não foi internado no Sírio Libanês - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
7.nov.2022 - Lula não foi internado no Sírio Libanês Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

07/11/2022 13h05Atualizada em 07/11/2022 13h14

São falsas as informações que circulam nas redes sociais desde a semana passada sobre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter sido internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um AVC. Há versões da desinformação que falam que o petista sofreu um infarto ou que está com câncer, o que também é falso. A assessoria do petista nega a afirmação.

O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere ao WhatsApp (11) 97684-6049.

Às 12h30 de hoje, o Google Trends indica que na última hora, entre os principais termos de busca relacionados ao presidente eleito, eram "lula esta internado", "lula sofre infarto", "lula tem cancer" e "lula no sirio libanes".

Na busca pelos termos mais buscados na última semana, variações com os termos lula, internado e avc predominam.

lula, internado, avc - Reprodução/Google Trends - Reprodução/Google Trends
07.nov.2022 - Expressões com os termos lula, internado e avc estão entre as mais buscadas relacionadas ao presidente eleito na última semana
Imagem: Reprodução/Google Trends

O que dizem os posts? Além de AVC, infarto e câncer, as postagens falsas citam candidíase oral e problemas sanguíneos.

Uma publicação de hoje (7) no Facebook afirma falsamente: "Presidente eleito no Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, encontra-se gravemente doente e internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo". O texto é baseado em informações que teriam sido repassadas por uma suposta fonte da unidade de saúde.

Uma outra postagem falsa diz: "Foi diagnosticado (sic) acidente vascular encefálico, câncer de laringe e hipofaringe, contagem baixa de leucócitos e candidíase oral". Uma terceira publicação enganosa, compartilhada na sexta-feira (14), afirma: "Segundo informações, o Presidênte (sic) eleito foi internado no hospital Sirio Libanes (sic) em São Paulo, com sintomas de AVC".

Ao UOL Confere, a assessoria de imprensa do presidente eleito afirma que Lula não está internado.

Na semana passada, quando a informação mentirosa sobre sua suposta internação começou a circular, Lula estava no extremo sul da Bahia, em descanso após a disputa presidencial. No sábado (5), o petista encerrou as férias e viajou para São Paulo.

General Heleno. Ontem (6), o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, reconheceu que a informação sobre uma suposta internação de Lula era mentira.

A apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), o general ainda disse que "infelizmente" Lula não foi internado. A declaração aconteceu após bolsonaristas na saída do Palácio do Alvorada o questionarem em relação a uma notícia falsa que circula entre grupos bolsonaristas.

"Esse negócio do Lula estar doente, não tá, infelizmente. Infelizmente é mentira", disse a apoiadores do presidente. Em seguida, Heleno —que estava dentro de um carro— chama Lula de "cachaceiro". Assista:

Alcance. Publicações com a informação falsa no Facebook somam mais de 200 reações, 230 comentários e 81 compartilhamentos. Um dos vídeos com a mentira registra 1,7 mil visualizações. No Twitter, uma publicação com o conteúdo enganoso tem 9,2 mil curtidas e 3,5 mil retweets.

O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.