Lula não está internado no Sírio-Libanês, nem sofreu AVC ou infarto
São falsas as informações que circulam nas redes sociais desde a semana passada sobre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter sido internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um AVC. Há versões da desinformação que falam que o petista sofreu um infarto ou que está com câncer, o que também é falso. A assessoria do petista nega a afirmação.
O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere ao WhatsApp (11) 97684-6049.
Às 12h30 de hoje, o Google Trends indica que na última hora, entre os principais termos de busca relacionados ao presidente eleito, eram "lula esta internado", "lula sofre infarto", "lula tem cancer" e "lula no sirio libanes".
Na busca pelos termos mais buscados na última semana, variações com os termos lula, internado e avc predominam.
O que dizem os posts? Além de AVC, infarto e câncer, as postagens falsas citam candidíase oral e problemas sanguíneos.
Uma publicação de hoje (7) no Facebook afirma falsamente: "Presidente eleito no Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, encontra-se gravemente doente e internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo". O texto é baseado em informações que teriam sido repassadas por uma suposta fonte da unidade de saúde.
Uma outra postagem falsa diz: "Foi diagnosticado (sic) acidente vascular encefálico, câncer de laringe e hipofaringe, contagem baixa de leucócitos e candidíase oral". Uma terceira publicação enganosa, compartilhada na sexta-feira (14), afirma: "Segundo informações, o Presidênte (sic) eleito foi internado no hospital Sirio Libanes (sic) em São Paulo, com sintomas de AVC".
Ao UOL Confere, a assessoria de imprensa do presidente eleito afirma que Lula não está internado.
Na semana passada, quando a informação mentirosa sobre sua suposta internação começou a circular, Lula estava no extremo sul da Bahia, em descanso após a disputa presidencial. No sábado (5), o petista encerrou as férias e viajou para São Paulo.
General Heleno. Ontem (6), o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, reconheceu que a informação sobre uma suposta internação de Lula era mentira.
A apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), o general ainda disse que "infelizmente" Lula não foi internado. A declaração aconteceu após bolsonaristas na saída do Palácio do Alvorada o questionarem em relação a uma notícia falsa que circula entre grupos bolsonaristas.
"Esse negócio do Lula estar doente, não tá, infelizmente. Infelizmente é mentira", disse a apoiadores do presidente. Em seguida, Heleno —que estava dentro de um carro— chama Lula de "cachaceiro". Assista:
Alcance. Publicações com a informação falsa no Facebook somam mais de 200 reações, 230 comentários e 81 compartilhamentos. Um dos vídeos com a mentira registra 1,7 mil visualizações. No Twitter, uma publicação com o conteúdo enganoso tem 9,2 mil curtidas e 3,5 mil retweets.
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
5 dicas para você não cair em fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.