Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Geraldo Alckmin defendeu a taxação do Pix

4.nov.2022 - Geraldo Alckmin não defendeu taxação do Pix - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
4.nov.2022 - Geraldo Alckmin não defendeu taxação do Pix Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

04/11/2022 18h19Atualizada em 04/11/2022 20h24

É falsa a imagem que circula nas redes sociais de uma suposta reportagem que afirma que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) considera "extremamente necessário" taxar o Pix. Nem o político deu a declaração, nem a notícia foi publicada.

A informação foi enviada por leitores do UOL Confere pelo email uolconfere@uol.com.br e pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que dizem os posts? As publicações compartilhadas hoje no Facebook e no Instagram trazem descrições que ironizam a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Que legal. Faz o 'L'. É só fazer o L", dizem as postagens.

Uma imagem falsa imita o design do portal de notícias g1, com matéria intitulada: "Alckmin diz que por motivos financeiros especificos, (sic) a taxação do pix (sic) é algo extremamente necessário para o crescimento economico (sic) brasileiro". Erros ortográficos no título da suposta reportagem também indicam o conteúdo enganoso.

Vice-presidente desmente. Questionada pelo UOL Confere, a assessoria de imprensa do vice-presidente eleito negou a informação. "Não tem nenhuma base fática. Isso surgiu sabe-se lá de onde nos últimos dias antes do segundo turno. É mentira".

O g1 publicou na editoria de checagens Fato ou Fake um texto em que nega que tenha noticiado a suposta declaração de Alckmin.

Também não foi localizada nenhuma declaração do vice-presidente eleito sobre a taxação do Pix.

Lula também não defendeu taxação. No último dia 31 de outubro, o UOL Confere também mostrou que é falsa uma suposta reportagem do site sobre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ter anunciado a taxação de transferências bancárias por Pix.

Não há nenhuma matéria sobre o assunto e o UOL Confere já publicou inclusive um desmentido sobre suposto apoio de banqueiros ao petista em troca da revogação do Pix.

Um leitor do UOL Confere questionou, em e-mail enviado para uolconfere@uol.com.br, se Henrique Meirelles - cotado para assumir o Ministério da Fazenda no novo governo Lula - havia defendido a taxação do Pix. A afirmação também é falsa. Não há registro de declaração do ex-ministro neste sentido. "Em momento nenhum defendi taxação do Pix ou de qualquer outra transação financeira", afirmou o ex-ministro ao UOL Confere.

Alcance. No Instagram, a publicação enganosa envolvendo o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin conta com 646 curtidas e 167 comentários. Já no Facebook, a postagem com a mentira que registrou maior alcance tem 210 compartilhamentos, 243 reações e 81 comentários.

O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.