Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Governo Lula não vai criar 'Ministério de Todes'; coluna da Folha é irônica

10.nov.2022 - Texto da Folha de S.Paulo não noticia criação do "Ministério de Todes" - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
10.nov.2022 - Texto da Folha de S.Paulo não noticia criação do "Ministério de Todes" Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

10/11/2022 15h53Atualizada em 10/11/2022 15h53

São distorcidas as publicações nas redes sociais, baseadas em uma coluna da Folha de S.Paulo, que afirmam que o novo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai criar o "Ministério de Todes", em substituição à pasta dedicada às mulheres. O texto da colunista Flávia Boggio é irônico e nas redes sociais do jornal foi classificado como humor.

O que dizem os posts? Uma publicação com a informação distorcida compartilhada no Instagram ontem (9) escreve na descrição: "É só fazer o 'L'", em referência ao nome do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A imagem da postagem traz o texto "Quando o Brasil estiver no buraco mais fundo, faz o L" acima de um print da coluna da Folha.

Uma outra postagem que distorce o conteúdo, publicada hoje (10) no Facebook, afirma: "Acredite!! Essa é uma matéria real da Folha de SP. Eu jurava que era meme, mas segue aí o link da matéria".

No Twitter, um post feito ontem com a informação distorcida diz o seguinte: "Alô, Feministas! No lugar do Ministério da Mulher, a mula vai dar pra causa o 'Ministério de Todes'. Não sei o que é. Mas sei que é no lugar das 'mulheres' e essa culpa EU NÃO CARREGO".

"#HUMOR". Nas redes sociais, o perfil oficial do jornal Folha de S.Paulo compartilhou o texto intitulado "Governo Lula vai ter Ministério de Todes" como uma publicação de humor.

A autora do texto, a roteirista Flávia Boggio, também se manifestou nas redes sociais para rebater as postagens distorcidas. "Achei que não fosse necessário avisar que o texto contém ironia. Grande erro. Pelos comentários, não entenderam", escreveu.

Portanto, não é verdade que o jornal Folha de S.Paulo publicou a notícia de que o governo Lula criaria o Ministério de Todes. Também não há nenhuma proposta no programa de governo do presidente eleito sobre a criação de uma pasta com título em linguagem neutra.

Alcance. A publicação distorcida no Instagram conta com 24.528 curtidas e 2,9 mil comentários. No Twitter, a postagem tem 30 retweets, 89 curtidas e 3 tweets com comentário. Já no Facebook, o post distorcido registra 11 reações, 5 comentários e 4 compartilhamentos.

O UOL Confere considera como distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.