Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Janones não disse que Lula vai acabar com Auxílio Brasil; vídeo foi editado

11.nov.2022 - Janones não disse que Lula vai acabar com o Auxílio Brasil - Arte/UOL sobre Reprodução
11.nov.2022 - Janones não disse que Lula vai acabar com o Auxílio Brasil Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

11/11/2022 18h22Atualizada em 11/11/2022 18h22

O deputado federal André Janones (Avante-MG) não disse que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai acabar com o Auxílio Brasil, como aponta um vídeo adulterado do parlamentar que circula nas redes sociais. Na gravação original, Janones afirma que o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) é quem deseja suspender o benefício.

O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo Whatsapp (11) 97684-6049.

O que diz o post? O vídeo editado retira trechos da gravação original para sugerir que Janones estaria se referindo a Lula quando fala em acabar com o Auxílio Brasil. A montagem ainda traz as seguintes mensagens: "'Danones' não ganhou cargo e tá contando a verdade"; "Faz 'L" agora, bando de trouxas"; e "Agora que esse louco viu a 'merda' que fez, está denunciando o outro mentiroso".

Vídeo verdadeiro. Na fala original, feita pelo deputado durante uma transmissão ao vivo no Facebook na quarta-feira (9), Janones diz o seguinte: "Acabei de falar com o presidente [eleito, Lula], e precisamos que vocês me ajudem a impedir, vou até mostrar documentos pra vocês. O presidente Bolsonaro quer acabar com o auxílio pra vingar (sic) de vocês, ele quer vingar (sic) do povo mais pobre por ter votado no Lula, acabando com o auxílio, tirando o benefício de vocês".

"Presidente Lula comprovou que o Bolsonaro fez um arrombo nos cofres, vou falar no popular? Ele [Bolsonaro] pegou o dinheiro de vocês, limpou os cofres pra não ter dinheiro pra auxílio no ano que vem. Então, a estratégia dele é acabar com o auxílio", acrescenta Janones.

No vídeo adulterado, os trechos em negrito foram apagados.

O deputado ainda diz que Bolsonaro estaria mobilizando sua base no Congresso para derrubar a chamada "PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição", idealizada pela equipe de Lula. A medida prevê romper com o teto de gastos para manter o Auxílio Brasil no valor de R$ 600 em 2023.

Pelo Twitter, André Janones rebateu o vídeo adulterado e disse que o conteúdo adulterado acabou promovendo ainda mais a transmissão ao vivo no Facebook. "As pessoas estão entrando no 'face' pra assistir e em 24 horas tá com 2,4 milhões de views, 171 mil compartilhamentos e 215 mil curtidas!", escreveu.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.