Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Policiais não foram presos após tentarem desmobilizar bolsonaristas no RS

18.nov.2022 - Policiais não foram presos no RS por tentarem desmobilizar manifestação bolsonarista - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
18.nov.2022 - Policiais não foram presos no RS por tentarem desmobilizar manifestação bolsonarista Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

18/11/2022 18h18Atualizada em 18/11/2022 18h18

É falsa a informação que circula nas redes sociais nos últimos dias de que policiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram presos pelo Exército após tentarem desobstruir vias ocupadas por bolsonaristas em frente ao Comando Militar do Sul. A assessoria da instituição negou a informação.

O que dizem os posts? A postagem falsa compartilhada no Facebook no último dia 12 diz que o Exército não permitiu que os policiais agissem contra a manifestação e que um agente foi preso.

"Urgente, em Porto Alegre, o Exército colocou o Choque da Brigada pra ir embora...Governador deu até 5 da manhã pra retirarem as barracas porém os agentes tiveram essa surpresa ao chegarem lá... Exército não permitiu que policias agissem contra a manifestação. AGENTE FOI PRESO POR OFICIAL DO EXÉCITO (sic) POR DESACATO!! (AONDE ISSO VAI PARAR BRASIL)", escreveu o autor da mentira na descrição da publicação.

No vídeo, um compilado de gravações que compartilham a mesma mentira, diferentes pessoas afirmam que policiais foram reprimidos por soldados do Exército. "11 de novembro, 21h40, Comando Militar do Sul. A Brigada chegou aqui pra tentar tirar o pessoal, tentar intimidar, identificar lideranças, foram questionados. Um oficial do Exército, acho que oficial de serviço, desceu aqui, conversou com a Brigada, e foram embora", diz um homem.

Outra postagem falsa, publicada no Twitter também no dia 12, afirma: "Em Porto Alegre/RS, a PM foi na frente do exército tentar tirar os manifestantes, deu confusão, os policiais receberam ordem de prisão da PE!".

Brigada desmente. Procurada pelo UOL Confere, a assessoria de imprensa da Brigada Militar do Rio Grande do Sul negou que tenha ocorrido prisões de policiais da instituição pelo Exército após as ações de desobstrução de vias.

A tentativa de desobstrução ocorreu no último dia 11, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que ações de desbloqueio de vias ocorressem em todo o país.

Apesar da decisão do STF e da tentativa da Brigada Militar, a assessoria de comunicação do 9º Batalhão informou ao UOL Confere que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) seguem obstruindo a região em frente ao Comando Militar do Sul.

Alcance. A publicação no Facebook, compartilhada há 6 dias, registra 183 mil visualizações, 1,2 mil comentários e 23 curtidas.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.