Primeiro-ministro da Holanda não confirmou fraude em eleição brasileira
É falso que o presidente da Holanda tenha confirmado que houve fraude nas eleições do Brasil. Uma imagem que circula nas redes sociais usa o símbolo da Jovem Pan News e atribui a informação ao De Telegraaf, jornal holandês. Nem a Jovem Pan, nem o De Telegraaf deram a notícia. Além disso, a Holanda não tem presidente, mas primeiro-ministro.
O que diz a publicação falsa? A imagem usa o símbolo da Jovem Pan News e simula o texto de uma matéria com data de 11 de novembro que diz o seguinte: O presidente da Holanda confirma que teve fraude na Eleiçao Presidencial no Brasil.
O presidente da Holanda, Mark Rutte, não concorda com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva devido às inúmeras provas das fraudes alarmantes que ocorreram nas urnas eletrônicas durante a Eleição Presidencial, e está disposto a enviar tropas de elite em caso de intervenção militar para apoiar Jair Messias Bolsonaro.
A montagem credita a informação ao jornal holandês De Telegraaf.
Nem a Jovem Pan, nem o De Telegraaf noticiaram isso. Uma busca no site dos dois veículos mostra que não há nenhum conteúdo desse tipo ou similar publicado nos sites nem da Jovem Pan (veja aqui), nem do De Telegraaf (veja aqui).
Mark Rutte parabenizou Lula. Ao contrário do que diz a publicação falsa, no dia 8 de novembro, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, parabenizou Lula pela vitória na disputa presidencial.
"A Holanda recebe Lula como um aliado na luta contra as mudanças climáticas, um parceiro para comércio e investimento e um ator-chave na rede do G20", escreveu Mark Rutte no Twitter (tradução livre). Veja:
Esse conteúdo também foi checado pela AFP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.