Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Primeiro-ministro da Holanda não confirmou fraude em eleição brasileira

18.nov.2022 - Ao contrário do que diz a montagem, o primeiro-ministro da Holanda (e não presidente) parabenizou Lula e o chamou de aliado - Arte/UOL sobre Reprodução
18.nov.2022 - Ao contrário do que diz a montagem, o primeiro-ministro da Holanda (e não presidente) parabenizou Lula e o chamou de aliado Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 17h01

É falso que o presidente da Holanda tenha confirmado que houve fraude nas eleições do Brasil. Uma imagem que circula nas redes sociais usa o símbolo da Jovem Pan News e atribui a informação ao De Telegraaf, jornal holandês. Nem a Jovem Pan, nem o De Telegraaf deram a notícia. Além disso, a Holanda não tem presidente, mas primeiro-ministro.

O que diz a publicação falsa? A imagem usa o símbolo da Jovem Pan News e simula o texto de uma matéria com data de 11 de novembro que diz o seguinte: O presidente da Holanda confirma que teve fraude na Eleiçao Presidencial no Brasil.
O presidente da Holanda, Mark Rutte, não concorda com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva devido às inúmeras provas das fraudes alarmantes que ocorreram nas urnas eletrônicas durante a Eleição Presidencial, e está disposto a enviar tropas de elite em caso de intervenção militar para apoiar Jair Messias Bolsonaro.

A montagem credita a informação ao jornal holandês De Telegraaf.

Nem a Jovem Pan, nem o De Telegraaf noticiaram isso. Uma busca no site dos dois veículos mostra que não há nenhum conteúdo desse tipo ou similar publicado nos sites nem da Jovem Pan (veja aqui), nem do De Telegraaf (veja aqui).

Mark Rutte parabenizou Lula. Ao contrário do que diz a publicação falsa, no dia 8 de novembro, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, parabenizou Lula pela vitória na disputa presidencial.

"A Holanda recebe Lula como um aliado na luta contra as mudanças climáticas, um parceiro para comércio e investimento e um ator-chave na rede do G20", escreveu Mark Rutte no Twitter (tradução livre). Veja:

Esse conteúdo também foi checado pela AFP.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.