É falso vídeo em que petistas teriam atirado em igreja no ES
É falso o conteúdo de um vídeo compartilhado no Facebook no domingo (13) em que homens aparecem manifestando apoio ao PT enquanto atiram contra casas e o que parece ser uma igreja na cidade de Vila Velha (ES). No áudio da gravação original não há nenhuma menção ao partido do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O que diz o post? Deputado federal eleito por Minas Gerais, o ex-jogador de vôlei Maurício Souza (PL) escreveu a seguinte descrição na publicação: "Petistas atirando em igreja, absurdo! Qual a opinião de vocês que contribuíram para que isso acontecesse?".
O responsável pela desinformação inseriu no início do vídeo editado a mensagem "esquerdistas atiram na igreja". Na gravação editada, uma voz masculina inserida no vídeo diz: "Aqui é PT. Aqui é PT, meu! Esquerda!".
Homens armados no ES. O vídeo original mostra homens armados numa região conhecida como Favelinha do Ibes e foi publicado em uma página de moradores do local. À TV Gazeta, afiliada da Globo no Espírito Santo, vizinhos contaram que a gravação ocorreu na manhã do sábado (12).
No vídeo, quatro homens armados aparecem dando diversos disparos enquanto andam de moto ostentando armas e circulando pela região.
A Polícia Civil confirmou ao UOL Confere que o caso ocorreu na Favelinha do Ibes e disse que o setor de inteligência monitora atividades criminosas.
O UOL Confere entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo sobre o vídeo, mas não obteve retorno. À TV Gazeta, a polícia disse que somente com essas informações não é possível saber quando a ação aconteceu e se houve acionamento para o caso específico.
Porém, afirmou que "atua fortemente em toda a região, em Vila Velha, com patrulhamento preventivo 24h por dia, além de desenvolver ações diárias de saturação, abordagens e cercos táticos". A PM destacou que "indivíduos motivados à prática criminal se aproveitam de oportunidades para agir".
Alcance. A publicação falsa conta com 12 mil visualizações, 696 reações e 176 comentários.
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
5 dicas para você não cair em fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.