Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Títulos de eleitor descartados mostrados em vídeo são inválidos

22.nov.2022 - Títulos descartados mostrados em vídeo são inválidos, segundo o TRE do Ceará - Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp
22.nov.2022 - Títulos descartados mostrados em vídeo são inválidos, segundo o TRE do Ceará Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

22/11/2022 14h23Atualizada em 22/11/2022 15h02

Os títulos de eleitor que aparecem em uma pilha de descarte são inválidos, segundo o TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará). O vídeo, que circula no WhatsApp, não explica o motivo, enquanto um homem diz que os documentos descartados justificariam a vitória do PT no Ceará. Os títulos aparecem acompanhados de um papel de protocolo de entrega.

O que diz o vídeo? Um homem mostra uma pilha de títulos descartados e é possível ler no papel a indicação "protocolo de entrega do título eleitoral". Ele narra: "Rapaz, eu descobri por que o PT ganhou aqui no Ceará. Olha a explicação. Estou carregando aqui os fardos. Olha... vocês sabem o que é isso? Olha quantos. Tem muita. Por isso que o PT ganhou". No final do vídeo, é possível ler no documento descartado a indicação do município de Horizonte (CE).

Documentos inválidos. Segundo o TRE-CE, os títulos de eleitor que aparecem no vídeo são inválidos e estavam retidos pelo cartório eleitoral por alguma alteração cadastral a pedido dos eleitores, como por exemplo, transferência de domicílio ou revisão de dados.

De acordo com a Justiça Eleitoral, os documentos desatualizados ficam acompanhados do protocolo de entrega do título novo e são arquivados nos cartórios eleitorais até a eleição seguinte. O descarte é procedimento obrigatório.

Eleitores não ficam sem o documento. Ainda segundo o TRE-CE, o descarte do título inválido não causa prejuízo ao eleitor, porque, no momento do atendimento, ele recebe o documento novo e atualizado. Para votar, é necessário apresentar somente documento oficial com foto. O tribunal afirmou que determinou apuração das condições de descarte dos documentos mostradas no vídeo.

Candidato do PT ganhou no Ceará. O candidato do PT ao governo do Ceará, Elmano de Freitas, foi eleito no primeiro turno da eleição, com 53,69% dos votos válidos. Já no segundo turno da disputa presidencial, Lula (PT) teve 69,97% dos votos válidos no estado, contra 30,03% de Bolsonaro (PL).

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.