Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lutador de MMA bolsonarista associa líderes comunitários ao PCC

04.jan.2023 - Homens na foto com Alexandre de Moraes são Raull Santiago, Rene Silva e Preto Zezé, lideranças dos movimentos de favela, sem relação com a facção criminosa de SP - Arte/UOL sobre Reprodução
04.jan.2023 - Homens na foto com Alexandre de Moraes são Raull Santiago, Rene Silva e Preto Zezé, lideranças dos movimentos de favela, sem relação com a facção criminosa de SP Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/01/2023 12h15

O lutador de MMA bolsonarista Renzo Gracie compartilhou uma fake news associando líderes comunitários de favelas ao PCC. Na foto estão Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades e o ativista do Coletivo Papo Reto, Raull Santiago, que atuam do Alemão, no Rio, e o presidente da CUFA (Central Única das Favelas), Preto Zezé.

Os três aparecem em uma selfie ao lado do ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, na posse de Lula, em Brasília.

O que diz o post? A imagem publicada pelo lutador reproduz uma foto do Instagram de Raull Santiago e afirma que "Alexandre de Moraes é amigo destes chefões do PCC, isso precisa viralizar até chegar na ONU". No post, Renzo escreveu "sócios???".

O próprio ativista Rene Silva comentou o tuíte, mas o lutador não se retratou publicamente e o conteúdo continua no ar. Em seguida, Renzo fez uma série de publicações defendendo a associação dos líderes comunitários à facção criminosa por causa do boné com a inscrição "CPX" usado por Rene Silva, que significa Complexo.

O lutador foi embaixador do turismo no governo Bolsonaro.

A foto original foi publicada no perfil de Raull Santiago.

O que é CPX?

É a abreviação de Complexo, como são chamados os conjuntos de favelas no Rio de Janeiro. O termo é utilizado até em documentos oficiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, como na LDO 2023 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O documento se refere ao Complexo da Maré como CPX Maré.

O perfil do Twitter da Polícia Militar do Rio de Janeiro também já usou a abreviação. No post de 2017, "Cpx da Penha" se refere à localização da UPP Vila Cruzeiro.

Lula foi presenteado com um boné como o de Rene Silva na foto quando visitou o Complexo do Alemão durante a campanha eleitoral. Desde então, bolsonaristas passaram a associar de forma errada a sigla à palavra "cupinxa", que na verdade se escreve com ch (cupincha), e significa "comparsa", segundo o dicionário Michaelis.

A desinformação também dizia que o então candidato do PT teria entrado na favela sem escolta, o que também é falso. Além da segurança dos candidatos à presidência ser feita pela Polícia Federal, também é possível ver viaturas da PMERJ nas fotos do evento (veja aqui).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.