Lutador de MMA bolsonarista associa líderes comunitários ao PCC
O lutador de MMA bolsonarista Renzo Gracie compartilhou uma fake news associando líderes comunitários de favelas ao PCC. Na foto estão Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades e o ativista do Coletivo Papo Reto, Raull Santiago, que atuam do Alemão, no Rio, e o presidente da CUFA (Central Única das Favelas), Preto Zezé.
Os três aparecem em uma selfie ao lado do ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, na posse de Lula, em Brasília.
O que diz o post? A imagem publicada pelo lutador reproduz uma foto do Instagram de Raull Santiago e afirma que "Alexandre de Moraes é amigo destes chefões do PCC, isso precisa viralizar até chegar na ONU". No post, Renzo escreveu "sócios???".
O próprio ativista Rene Silva comentou o tuíte, mas o lutador não se retratou publicamente e o conteúdo continua no ar. Em seguida, Renzo fez uma série de publicações defendendo a associação dos líderes comunitários à facção criminosa por causa do boné com a inscrição "CPX" usado por Rene Silva, que significa Complexo.
O lutador foi embaixador do turismo no governo Bolsonaro.
A foto original foi publicada no perfil de Raull Santiago.
O que é CPX?
É a abreviação de Complexo, como são chamados os conjuntos de favelas no Rio de Janeiro. O termo é utilizado até em documentos oficiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, como na LDO 2023 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O documento se refere ao Complexo da Maré como CPX Maré.
O perfil do Twitter da Polícia Militar do Rio de Janeiro também já usou a abreviação. No post de 2017, "Cpx da Penha" se refere à localização da UPP Vila Cruzeiro.
Lula foi presenteado com um boné como o de Rene Silva na foto quando visitou o Complexo do Alemão durante a campanha eleitoral. Desde então, bolsonaristas passaram a associar de forma errada a sigla à palavra "cupinxa", que na verdade se escreve com ch (cupincha), e significa "comparsa", segundo o dicionário Michaelis.
A desinformação também dizia que o então candidato do PT teria entrado na favela sem escolta, o que também é falso. Além da segurança dos candidatos à presidência ser feita pela Polícia Federal, também é possível ver viaturas da PMERJ nas fotos do evento (veja aqui).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.