Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Planilha com gastos de Bolsonaro não mostra assinatura de Brasileirinhas

18.jan.2023 - Entre as informações obtidas de forma oficial até o momento, não constam os gastos divulgados pelo suposto site do Anonymous - Arte/UOL sobre Reprodução Site
18.jan.2023 - Entre as informações obtidas de forma oficial até o momento, não constam os gastos divulgados pelo suposto site do Anonymous Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Site

Do UOL, em São Paulo

18/01/2023 16h54

Gastos do cartão corporativo de Jair Bolsonaro divulgados pela organização Fiquem Sabendo na semana passada não exibem compras de assinaturas do site pornô Brasileirinhas, como aponta um suposto site do Anonymous —em umas das páginas, aparece uma imagem com o título "Mamatacard".

O mesmo site já havia divulgado no início de janeiro um suposto cartão de vacinação de Jair Bolsonaro. A indicação era de que o ex-presidente teria se vacinado em uma UBS em São Paulo no dia 19 de julho de 2021, mas ele estava em Brasília nesse dia, segundo agenda oficial da presidência.

O assunto viralizou no Twitter nesta quarta-feira (18). A frase "Bolsonaro comprou vibrador" esteve nas tendências de buscas relacionadas ao ex-presidente no Google hoje. A checagem também foi solicitada por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

bolsonaro vibrador - Reprodução/Google Trends - Reprodução/Google Trends
Bolsonaro compra vibrador aparece nas principais buscas relacionadas ao nome do ex-presidente nesta quarta-feira (18)
Imagem: Reprodução/Google Trends

O que diz a desinformação?

Uma das páginas do site mostra uma série de supostos gastos online do cartão corporativo de Jair Bolsonaro em formato de texto. Além das assinaturas do Brasileirinhas, a lista traz itens como um "plug anal cônico preto com vibrador 12 velocidades 14 x 4,3cm" e um spray para disfunção erétil. Nenhum dos itens consta na planilha de gastos do cartão corporativo do ex-presidente.

Outra página exibe o link para uma planilha em formato PDF, que é a mesma planilha divulgada pela Fiquem Sabendo semana passada. Os gastos da assinatura do site pornô e demais itens não constam nessa planilha (veja aqui).

Por que o conteúdo é falso?

A cobrança da assinatura do site pornô não é identificada com o nome do site na fatura do cartão de crédito, mas com um nome genérico (S2P*BRLSPAG). Não há na planilha nenhum pagamento identificado desta forma.

Não é possível saber a origem das informações publicadas no suposto site do Anonymous. Entre os dados oficiais disponíveis até o momento, não constam esses pagamentos.

A totalidade dos gastos com o cartão corporativo ainda não foi divulgada.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.