Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Cármen Lúcia tenha dito que Lula não ganhou eleição

24.jan.2023 - Fala da ministra foi feita durante evento em 2018 - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
24.jan.2023 - Fala da ministra foi feita durante evento em 2018 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

24/01/2023 16h53Atualizada em 24/01/2023 16h57

É falso que a ministra do STF Cármen Lúcia tenha dito que Lula não ganhou eleição, como afirma publicação falsa que circula nas redes sociais.

O que diz a postagem?

  • "Ministra confirma que Lula 'não ganhou' a eleição", diz a legenda do vídeo;
  • "Ela 'confessa tudo'", diz outro texto inserido na imagem;
  • No trecho compartilhado nas redes, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) faz a seguinte afirmação: "O direito brasileiro não permite que haja, pela Lei da Ficha Limpa, o registro válido daquele que tenha sido condenado a partir de um órgão colegiado, ou seja, basicamente de segunda instância".

A postagem é falsa. Em sua fala, Cármen Lúcia não cita o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além da declaração ter sido feita durante um evento promovido pela revista Veja em maio de 2018. Portanto, quatro anos antes da eleição do petista.

Criada em 2010, a lei da Ficha Limpa prevê oito anos de inelegibilidade para quem for condenado por um órgão colegiado, em segunda instância. Porém, o argumento não se aplica à atual situação de Lula.

Em março de 2021, o ministro Edson Fachin, do STF, anulou todas as condenações do petista no âmbito da Operação Lava Jato. Com isso, Lula recuperou seus direitos políticos e voltou a ficar elegível. No mês seguinte, o plenário da Suprema Corte confirmou a decisão de Fachin de anular as condenações do petista.

Compartilhada na ferramenta de vídeos curtos Shorts, do Youtube, no dia 14, a publicação falsa tem 1.392.496 visualizações, 97 mil curtidas e 4,9 mil comentários.

Sugestões de checagem podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o e-mail uolconfere@uol.com.br.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.