Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post usa fala de Haddad de 2015 para mentir sobre 'Bolsa Travesti'

26.jan.2023 - Fala de Haddad é de 2015 sobre o projeto Transcidadania da prefeitura de São Paulo - Arte/UOL sobre Reprodução Instagram
26.jan.2023 - Fala de Haddad é de 2015 sobre o projeto Transcidadania da prefeitura de São Paulo Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo

26/01/2023 15h53

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não anunciou recentemente a criação de uma "Bolsa Travesti", como afirmam publicações que circulam nas redes sociais. A fala de Haddad é de 2015, quando ele ainda era prefeito de São Paulo, mas posts distorcem o contexto ao exibirem como data "24/01/2023".

As postagens usam trecho de uma reportagem da TV Câmara de São Paulo em que Haddad falava, na verdade, sobre o projeto Transcidadania, implementado na prefeitura de São Paulo durante sua gestão e mantido nas gestões posteriores —de João Doria (PSDB), Bruno Covas (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB).

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

A checagem do vídeo foi solicitada por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049. Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o e-mail uolconfere@uol.com.br.

A fala recortada da reportagem está entre o minuto 2:17 e 4:00. A matéria completa está disponível no Youtube da TV Câmara São Paulo. Veja:

O que é o Transcidadania?

Lançado no dia 29 de janeiro de 2015, o projeto ainda está em vigor. É voltado para pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade e tem como objetivo a inclusão profissional e a reintegração social destas pessoas. O programa oferece 660 vagas e prevê uma bolsa no valor de R$ 1.386,00 por 6h de atividades diárias relacionadas à conclusão da escolaridade básica e à formação profissional.

Esse conteúdo também foi checado por Lupa.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.