Vídeo de 2017 de fraude em GPS de caminhão-pipa é usado como se fosse atual
É de 2017 o vídeo em um que um policial explica um golpe aplicado com GPS em caminhões-pipa. "O cara vai, pega o GPS do veículo, coloca em um carro pequeno, não entrega a água e roda em toda a rota que o caminhão deveria estar fazendo entregando a água pra dizer que estava fazendo o serviço", diz o agente. Publicações falsas nas redes sociais associam o vídeo ao governo Lula.
O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe. O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que dizem as publicações?
No WhatsApp, o vídeo é acompanhado da seguinte mensagem: "Polícia descobre que a história é pior ainda do que desligar a transposição do São Francisco. Os GPS do caminhão pipa pagos com nosso dinheiro estão em carros. Eles fazem a rota fingindo entregar a água para acusar GPS a rota e o povo morrendo de sede com o caminhão pipa parado. Olha aí a turma do PT faz o L ASSIM É O PT". Um post do Facebook de 31 de janeiro com a informação distorcida acumula 3.700 reações, 6.500 compartilhamentos e 32 comentários.
Qual é a origem do vídeo?
O vídeo foi publicado em uma reportagem do portal g1 no dia 2 de abril de 2017 (veja aqui). Segundo o site, o policial que aparece nas imagens é Blaydson dos Santos. A Polícia Militar do Ceará prendeu, no dia 26 de março daquele ano, um homem que deveria levar água à zona rural de Jaguaribe (CE) e praticava a fraude do GPS descrita pelo agente no vídeo. Em fevereiro do mesmo ano, outra matéria do g1 noticiava a prisão de dois homens pelo mesmo tipo de fraude (aqui).
Golpe deste tipo também foi noticiado no Piauí em 2019 (veja aqui), e novamente no Ceará em 2021 (aqui).
Fake da transposição
Também é mentira que o governo Lula tenha "desligado a transposição do Rio São Francisco". Publicações sobre a obra já foram desmentidas pelo UOL Confere, veja:
- É falso que Lula desligou bombas da transposição do rio São Francisco
- É falso que barragem de sobradinho estourou e que Lula fechou transposição
Esse conteúdo também foi verificado por Lupa, Aos Fatos, Reuters Fact-Check e AFP.
Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.