Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de 2017 de fraude em GPS de caminhão-pipa é usado como se fosse atual

03.fev.2023 - Vídeo foi publicado em reportagem do G1 de abril de 2017; fraudes também foram noticiadas em 2019 e 2021 - Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp
03.fev.2023 - Vídeo foi publicado em reportagem do G1 de abril de 2017; fraudes também foram noticiadas em 2019 e 2021 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

03/02/2023 15h37

É de 2017 o vídeo em um que um policial explica um golpe aplicado com GPS em caminhões-pipa. "O cara vai, pega o GPS do veículo, coloca em um carro pequeno, não entrega a água e roda em toda a rota que o caminhão deveria estar fazendo entregando a água pra dizer que estava fazendo o serviço", diz o agente. Publicações falsas nas redes sociais associam o vídeo ao governo Lula.

O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe. O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que dizem as publicações?

No WhatsApp, o vídeo é acompanhado da seguinte mensagem: "Polícia descobre que a história é pior ainda do que desligar a transposição do São Francisco. Os GPS do caminhão pipa pagos com nosso dinheiro estão em carros. Eles fazem a rota fingindo entregar a água para acusar GPS a rota e o povo morrendo de sede com o caminhão pipa parado. Olha aí a turma do PT faz o L ASSIM É O PT". Um post do Facebook de 31 de janeiro com a informação distorcida acumula 3.700 reações, 6.500 compartilhamentos e 32 comentários.

Qual é a origem do vídeo?

O vídeo foi publicado em uma reportagem do portal g1 no dia 2 de abril de 2017 (veja aqui). Segundo o site, o policial que aparece nas imagens é Blaydson dos Santos. A Polícia Militar do Ceará prendeu, no dia 26 de março daquele ano, um homem que deveria levar água à zona rural de Jaguaribe (CE) e praticava a fraude do GPS descrita pelo agente no vídeo. Em fevereiro do mesmo ano, outra matéria do g1 noticiava a prisão de dois homens pelo mesmo tipo de fraude (aqui).

Golpe deste tipo também foi noticiado no Piauí em 2019 (veja aqui), e novamente no Ceará em 2021 (aqui).

Fake da transposição

Também é mentira que o governo Lula tenha "desligado a transposição do Rio São Francisco". Publicações sobre a obra já foram desmentidas pelo UOL Confere, veja:

Esse conteúdo também foi verificado por Lupa, Aos Fatos, Reuters Fact-Check e AFP.

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.