Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo mente sobre falta d'água em municípios de Pernambuco

10.fev.2023 - Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, os reservatórios do PISF têm capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas - Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
10.fev.2023 - Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, os reservatórios do PISF têm capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

14/02/2023 15h18

É falso que o governo Lula tenha mandado "entupir" o canal da barragem de Negreiros, no município de Salgueiro (PE), no Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. Um vídeo que circula nas redes sociais expõe o baixo nível da água e desinforma ao afirmar que as cidades da região estariam sem abastecimento. A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional negam a falta d'água.

Segundo o ministério, os conjuntos de motobombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do PISF (Projeto de Integração do Rio São Francisco), tiveram as atividades interrompidas em 16 de janeiro para manutenção. Ainda segundo a pasta, as bombas apresentavam problemas desde setembro de 2022, quando houve a paralisação de um destes conjuntos.

O ministério afirma ainda que mesmo com a paralisação, os reservatórios do PISF têm capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas.

A Compesa disse que as águas do Rio São Francisco abastecem os municípios de Salgueiro, Serrita e Terra Nova, e que nenhum deles teve o abastecimento de água afetado pela interrupção do bombeamento. "O fornecimento de água está ocorrendo normalmente para a população", diz a empresa.

Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos, Estadão Verifica, Lupa e Reuters Fact-Check.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.