Posts falsos usam vídeos de 2022 para simular vaias a Lula nos EUA
Não é verdade que o presidente Lula (PT) tenha sido vaiado em sua viagem a Washington, Estados Unidos, em 9 de fevereiro, como sugerem publicações que circulam nas redes sociais. O que as postagens mostram, na verdade, são protestos de novembro do ano passado contra o ex-presidente Michel Temer e ministros do STF.
O conteúdo falso reúne três trechos de diferentes gravações. Sobre as imagens, há os dizeres: "O incompetente da República já chegou nos EUA, tu não é o pai dos pobres, Lula? Vá lá encarar o povão".
O primeiro vídeo, de fato, mostra Lula nos EUA no início do mês. A cena exibida é a da chegada dele à Blair House (mansão para hóspedes do presidente Joe Biden), em Washington, acompanhado da primeira-dama, Janja. O momento foi registrado pelo Poder 360 (veja aqui e aqui). Não havia manifestantes no local.
O segundo e o terceiro trechos, que não mostram Lula, foram gravados no final de 2022 na entrada do Sofitel de Nova York, onde autoridades se hospedaram para participar da Lide Brazil Conference. O segundo vídeo mostra manifestantes hostilizando Michel Temer, acompanhado da mulher, Marcela (assista aqui).
No terceiro e último recorte, o protesto é contra ministros do STF. Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski foram xingados na porta do hotel por um grupo de manifestantes vestidos de verde e amarelo (veja o original aqui).
As publicações analisadas são de 10 de fevereiro. No Facebook, a postagem conta com 11 mil curtidas e 152 mil compartilhamentos. Já no Kwai, a soma é de 4.041 curtidas, 997 comentários e 1676 compartilhamentos.
Esse conteúdo também foi checado pela AFP.
Sugestões de checagem podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.