Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo é adulterado para sugerir que Lula estava bêbado em discurso na Bahia

17.fev.2023 - Vídeo que mostra Lula falando lentamente em discurso na Bahia teve a velocidade reduzida para sugerir que o petista estava bêbado; no vídeo original, disponível no canal do YouTube do PT, é possível constatar que o petista falou normalmente, sem sinais de embriaguez - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp
17.fev.2023 - Vídeo que mostra Lula falando lentamente em discurso na Bahia teve a velocidade reduzida para sugerir que o petista estava bêbado; no vídeo original, disponível no canal do YouTube do PT, é possível constatar que o petista falou normalmente, sem sinais de embriaguez Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp

Milka Moura

Colaboração para o UOL, em Natal

17/02/2023 19h10

O vídeo que mostra o presidente Lula falando lentamente durante um discurso em Santo Amaro (BA) teve a velocidade reduzida para sugerir que o petista estava bêbado durante o lançamento do novo programa Minha Casa Minha Vida, em 14 de fevereiro. No vídeo original, disponível no canal do YouTube do PT, é possível constatar que o petista falou normalmente, sem apresentar sinais de embriaguez (assista aqui). A fala foi transmitida ao vivo.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

Uma das versões da desinformação, que circula no Facebook, traz, sobreposta ao vídeo, a frase: "hoje eu vou beber". No Instagram, a desinformação tem diferentes versões. Em uma delas, o vídeo tem uma tarja preta onde se lê: "Brasil dirigido por um bêbado". A descrição afirma: "Totalmente embriagado!!! Bebaço!!!". Há também um post com a texto: "Você que fez o L e votou nesse cachaceiro é um…". E um outro que diz:"Manguaça".

A associação do nome de Lula ao consumo de bebidas alcoólicas não é recente. O UOL Conferejá checou um outro vídeo adulterado para sugerir que o presidente estava embriagado em uma entrevista (veja aqui).

Sugestões de checagem podem ser enviadas também para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.