Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Papa Francisco não disse que pedófilos têm 'lugar especial no céu'

07.mar.2023 - Suposta declaração do papa não aparece em sites de notícias ou canais oficiais do pontífice e do Vaticano - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram
07.mar.2023 - Suposta declaração do papa não aparece em sites de notícias ou canais oficiais do pontífice e do Vaticano Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

07/03/2023 18h00Atualizada em 07/03/2023 18h00

É falsa a informação de que o Papa Francisco disse que "pedófilos têm um lugar especial no céu", como afirma montagem que circula nas redes sociais.

A suposta declaração não aparece em sites de notícias ou canais oficiais do pontífice e do Vaticano. A postagem falsa também não especifica o contexto em que a suposta fala do papa teria ocorrido, o que é um indício de desinformação.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O que diz a publicação? "Papa Francisco declara que 'pedófilos têm um lugar especial no céu'. O Papa Francisco escandalizou as vítimas de abuso sexual ao declarar que a pedofilia é uma doença misteriosa e não devemos julgar aqueles que a sofrem", diz o texto da montagem.

Abaixo, é inserida a notícia, do ano passado, de que o governo da Rússia enviaria pedófilos para colônias penais no Ártico. Essa informação é verdadeira.

"A MÍDIA DO MUNDO INTEIRO CONDENA O PUTIN, SÓ POR ISSO JÁ É DE SE DESCONFIAR QUAL A VERDADE POR TRÁS DE TUDO ISSO!! ELE É UMA PEDRA NAS INTENÇÕES GLOBALISTAS!!", escreveu o autor da publicação.

O UOL Confere não localizou a declaração em sites de notícias ou canais oficiais do Papa Francisco e Vaticano. O pontífice já condenou os abusos sexuais revelados envolvendo integrantes da Igreja Católica.

Em julho do ano passado, por exemplo, o Papa Francisco recomendou tolerância zero em caso de abusos sexuais de crianças, ao se manifestar publicamente sobre a causa que levou uma delegação brasileira ao Vaticano em 24 de junho.

Por favor, lembrem-se bem disto: tolerância zero com os abusos contra menores ou pessoas vulneráveis. Tolerância zero. Nós somos religiosos, somos sacerdotes para levar as pessoas a Jesus. Por favor, não escondam esta realidade Papa Francisco

A declaração do Papa foi uma forma de engajamento ao movimento #AgoraVcSabe, liderado pelo Instituto Liberta, para acabar com o silêncio em torno da violência sexual contra crianças e adolescentes brasileiras.

A publicação falsa, compartilhada no Instagram em 23 de fevereiro, registra 5.793 curtidas e 465 comentários.

Este conteúdo também foi checado por Boatos.org e Lupa.

Sugestões de pauta podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.