Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula falava de órfãos da covid ao dizer que Bolsonaro não visitou crianças

13.mar.2023 - Vídeo tira de contexto fala em que presidente Lula critica Bolsonaro por não ter visitado crianças órfãs da covid-19 - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/TikTok
13.mar.2023 - Vídeo tira de contexto fala em que presidente Lula critica Bolsonaro por não ter visitado crianças órfãs da covid-19 Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/TikTok

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Balneário Camboriú (SC)

13/03/2023 17h27

Uma postagem que circula no TikTok omite o contexto de uma fala do presidente Lula para dar a entender que o ex-presidente Bolsonaro não visitou nenhuma criança durante seu mandato. Na verdade, o vídeo corta o trecho em que o petista se referia a crianças órfãs de covid-19.

O UOL Confereaplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz a postagem. A publicação mostra mulher do lado esquerdo, reagindo a trechos do discurso de Lula, que passam do lado direito da tela. No alto do post está escrito "mais mentira?" e "Olha aí a prova. Logo abaixo, as legendas: "Lula segue mentindo" e "Faz o L".

A declaração de Lula é editada e duas frases são emendadas, porém, elas não são sequenciais. Foi cortada uma fala de 30 segundos entre elas. A edição emendou duas frases: "Hoje eu vi na rede social que o presidente está preocupado" e "Ele nunca se preocupou em visitar uma criança". Na sequência, são mostradas imagens de encontros de Bolsonaro com crianças.

O que Lula disse. O discurso ocorreu quando Lula era pré-candidato à presidência e Bolsonaro, o presidente, em 12 de julho de 2022, três dias após a morte de um petista por um bolsonarista, em Foz do Iguaçu (PR). A declaração de Lula foi transmitida nas redes sociais (veja aqui). O trecho editado está em 59'42''. Assista:

Esta é a fala completa do então pré-candidato. Em destaque, os trechos mantidos no vídeo editado:

"Hoje eu vi na rede social que o presidente está preocupado. Ele estava até tentando entrar em contato com a família da pessoa que morreu. Se o Bolsonaro quiser visitar as pessoas pelos quais ele é responsável pela morte ele vai ter que ter muita viagem porque ele não chorou uma lágrima por 700 mil vítimas do covid. Ele nunca se preocupou em visitar uma criança órfã e são muitas. Ele nunca se preocupou em visitar uma viúva que perdeu o seu marido. Ele nunca se preocupou em visitar um marido que perdeu a mulher. Ele nunca se preocupou em visitar ninguém e foram milhões que perderam a vida nesse país. É uma pessoa com um comportamento desumano. É uma pessoa do mal."

A publicação, do dia 10 de março, tem 569 curtidas, 277 compartilhamentos e 80 comentários.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.