É falso que atleta olímpica trans sofreu 'lesão no testículo'
É falsa a informação compartilhada no Instagram de que Laurel Hubbard, primeira mulher trans a participar de uma olimpíada, foi desclassificada da competição após sofrer uma "lesão no testículo".
A desinformação foi publicada originalmente em um site norte-americano satírico conservador e cristão.
O que diz a publicação?
- "FORA - Primeira mulher transgênero que iria competir na Olimpíadas do Japão tem lesão no testículo", diz o texto, acompanhado de uma foto da atleta.
Por que o conteúdo é falso?
- O texto foi publicado em 21 de junho de 2021 no site satírico The Babylon Bee (veja aqui), conservador e cristão. A referência foi encontrada em uma pesquisa sobre o assunto no Google, em inglês;
- Os organizadores definem o portal como o "melhor site de sátiras do mundo". Uma busca no Google pelo nome do site revela o slogan: "Fake news que você pode confiar".
Quem é Laurel Hubbard?
- A levantadora de peso neozelandesa Laurel Hubbard, 43, fez história nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, ao se tornar a primeira atleta transgênero olímpica. Ela anunciou a aposentadoria do esporte após deixar a competição (veja aqui);
- A presença de Hubbard no maior palco do esporte durou pouco. Ela não conseguiu realizar com sucesso nenhum levantamento.
A publicação falsa, compartilhada no Instagram no último dia 13, tem 10,1 mil curtidas, 33,7 mil encaminhamentos e 1,153 comentários.
Sugestões de checagens podem ser enviadas pelo WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.