Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Jovens não protestaram na Polônia para exigir direito de 'viver como cães'

24.mar.2023 - Vídeo mostra manifestantes LGBTs protestando contra grupo de católicos - Reprodução/Facebook
24.mar.2023 - Vídeo mostra manifestantes LGBTs protestando contra grupo de católicos Imagem: Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

27/03/2023 17h57Atualizada em 27/03/2023 20h13

É falsa a informação compartilhada no Facebook de que jovens foram às ruas da Polônia neste mês protestar pelo direito de se identificarem como cachorros.

O que o vídeo mostra é uma manifestação de jovens LGBTQIA+ contra uma ação de conservadores católicos, ocorrida há quase três anos em Varsóvia, capital polonesa.

O que diz o post?

  • "Há dias, na #Polónia houve uma manifestação de um grupo de jovens que se identificam como cachorros e exigiam os seus direitos de viver como cães".

Por que o conteúdo é falso?

  • A ferramenta busca reversa do Google Imagens ajuda a esclarecer o fato. Um dos resultados é um texto publicado pelo grupo conservador de jovens católicos TFP (Tradição, Família e Propriedade), que protagonizou o embate (veja aqui). No texto, eles afirmam que o grupo LGBTQIA+ latiu para eles e não mencionam a suposta defesa do direito de se identificarem como cães.
  • O protesto não é recente. A rádio Zet, da Polônia, noticiou o embate em setembro de 2020. Os conservadores coletavam assinaturas para projeto de lei "Stop LGBT" (veja aqui). Eles tentavam atrair apoiadores tocando gaitas de fole em frente a uma estação de metrô no centro de Varsóvia.
  • A reportagem também informa que os jovens LGBTQIA+ se manifestaram contra o projeto latindo para os católicos. A matéria não registra qualquer reivindicação do suposto direito apontado no post.

O contexto por trás da cena

Sugestões de checagens podem ser enviadas pelo WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.