Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Beira-Mar não está preso em Mossoró (RN), nem foi transferido para o RJ

24.03.2023 - O vídeo foi publicado ao lado de textos que identificam falsamente o preso como Fernandinho Beira-Mar - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
24.03.2023 - O vídeo foi publicado ao lado de textos que identificam falsamente o preso como Fernandinho Beira-Mar Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/03/2023 12h08

É falso que o traficante Luiz Fernando da Costa, mais conhecido como Fernandinho Beira-Mar, tenha sido transferido da Penitenciária de Mossoró (RN) para o Rio de Janeiro, como afirmam publicações que circulam nas redes sociais.

A Seap-RJ (Secretaria de Administração Penitenciária) e SENAPPEN (Secretaria Nacional de Políticas Penais) desmentiram a alegação.

O que diz o post?

  • O vídeo mostra um homem algemado de costas, usando uniforme penitenciário;
  • O preso é acompanhado por um policial até um veículo da Polícia Penitenciária Federal, que segue em direção a um avião da PF;
  • O vídeo não tem narração, mas é publicado ao lado de um texto que identifica falsamente o preso como Fernandinho Beira-Mar;
  • "URGENTE: Sem confirmação oficial. Fernandinho Beira-Mar foi transferido no mais absoluto silêncio da Penitenciária de Mossoró", diz o texto, repetido em postagens de diferentes perfis. "O destino? Ainda não foi divulgado, mas dizem que pode estar voltando aqui para o Rio de Janeiro!".
  • A Senappen nega que se trate de uma filmagem oficial.

Por que o post é falso?

  • Fernandinho Beira-Mar não está preso em Mossoró (RN). Ele foi transferido para Campo Grande (MS) em 2019 (aqui);
  • Em 2019, foi negado pedido para que o traficante voltasse ao sistema penitenciário do Rio de Janeiro (aqui);
  • A SEAP-RJ afirmou que Beira-Mar não foi encaminhado para nenhum presídio no estado do Rio de Janeiro: "A informação não procede";
  • A SENAPPEN também nega que o traficante tenha sido transferido para uma penitenciária estadual e que o sujeito filmado seja Fernandinho Beira-Mar:

Informamos que o Luiz Fernando da Costa, vulgo Fernandinho Beira-Mar, permanece no Sistema Penitenciário Federal (SPF), gerido pela SENAPPEN e esta imagem não é do preso em questão."
SENAPPEN em nota ao UOL Confere

A situação de Beira-Mar

  • Está preso desde 2001. Desde 2006, em penitenciária federal;
  • Em condenações, acumula penas que somam quase 320 anos de prisão em crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídios (aqui).

Publicado em 17 de março no TikTok, o vídeo soma 654,3 mil visualizações, 21,7 mil curtidas, 618 comentários e 438 compartilhamentos. No Instagram, em 24 horas o conteúdo teve 4,6 mil visualizações e, 450 likes e 45 comentários.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

O conteúdo também foi checado por Fato ou Fake (aqui).

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.