Donald Trump não foi preso após audiência em NY
O ex-presidente americano Donald Trump não foi preso na terça-feira (4), ao contrário do que afirma um post que circula nas redes sociais.
Trump, na verdade, compareceu a um tribunal na cidade de Nova York (EUA) e se tornou o primeiro ex-presidente americano a se tornar réu em um processo criminal. Não houve prisão.
O que diz o post mentiroso?
"Urgente. Donald Trump é preso em Nova York", diz falsamente uma frase sobre uma montagem com duas fotos do ex-presidente americano;
A descrição do post reforça a afirmação falsa: "URGENTE! Donald Trump se torna o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser preso".
Por que é falso?
Trump virou réu. Ele responderá a 34 acusações na Corte Criminal de Nova York relacionadas à falsificação de documentos para registros comerciais (veja aqui). Segundo o promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, os crimes faziam parte de um esquema para proteger a candidatura de Trump à presidência em 2006;
Trump nem chegou a ser algemado. O motivo: as acusações não se tratam de casos de violência;
Ex-presidente responde em liberdade. Ele agora aguarda audiências em que defesa e acusação vão apresentar provas e testemunhas;
Após ser acusado, Trump voltou para a sua casa na Flórida. Ao chegar no estado, fez um discurso em que criticou promotores e se declarou inocente (veja aqui);
Tanto a presença de Trump na Corte quanto seu discurso na Flórida foram acompanhados pela imprensa profissional de todo o mundo.
Viralização. A publicação no Instagram, de 4 de abril, acumulou 12,7 mil comentários e tem 283 comentários em dois dias.
O conteúdo também foi checado por Reuters e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.