Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Autor de ataque a creche em Blumenau não foi agredido por outros presos

10.abr.2023 - Autor de ataque a creche em Blumenau está isolado de outros presos. - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram
10.abr.2023 - Autor de ataque a creche em Blumenau está isolado de outros presos. Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram

Jessica Bernardo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/04/2023 10h00Atualizada em 11/04/2023 11h23

O autor do ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), não foi agredido por outros detentos, como afirmam publicações que circulam nas redes sociais. O conteúdo das postagens é falso.

O criminoso passou por audiência de custódia na quinta-feira (6) e está preso em isolamento em uma penitenciária de Santa Catarina.

O pedido de checagem foi enviado pelos leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post?

"Espancado brutalmente". A publicação diz que o autor do ataque foi "arrancado da cela onde estava detido provisoriamente no CPP de Blumenau por outros detentos e espancado brutalmente".

O texto afirma ainda que o criminoso teve partes do corpo "dilaceradas" e foi "encaminhado em estado grave para a Central de Emergência do Hospital Santa Isabel".

Segundo a postagem, as agressões seriam uma resposta à revolta de outros detentos com o ataque à creche que matou quatro crianças.

As informações seriam da Polícia Civil de Santa Catarina.

Por que a postagem é falsa?

Hospital nega internação. O Hospital Santa Isabel informou que não prestou atendimento médico ao autor do crime na última quarta-feira (5) e que a informação é falsa.

Governo de SC desmentiu a postagem. A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa afirma que o homem responsável pelo ataque está preso em uma penitenciária do estado e permanece em isolamento.

Autor do ataque passou por audiência de custódia. O responsável pela morte das quatro crianças na creche em Blumenau passou por audiência de custódia na quinta-feira (06) e continuou preso.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Viralização. A publicação com a informação falsa foi compartilhada no Instagram na última quinta-feira (06) e registra mais de 8 mil comentários, além de 192.479 curtidas.

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.