Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post distorce fala em que Lula diz que não venceu eleição em 1º turno

10.04.2023 - Lula realmente concorreu em 2º turno em todas as disputas presidenciais das quais participou desde 1989. A informação não é indicativo de fraude eleitoral. Quando venceu, Lula foi eleito em 2º turno. - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp
10.04.2023 - Lula realmente concorreu em 2º turno em todas as disputas presidenciais das quais participou desde 1989. A informação não é indicativo de fraude eleitoral. Quando venceu, Lula foi eleito em 2º turno. Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp

Junia Oliveira

Colaboração para o UOL

13/04/2023 04h00

Um vídeo que circula nas redes sociais distorce uma declaração de Lula (PT) na qual ele diz que não foi eleito pelo povo em primeiro turno. A narradora pede que haja, com urgência, apuração desta informação.

Lula realmente não ganhou nenhuma eleição presidencial em primeiro turno. Ele teve de concorrer em 2º turno em todas as disputas presidenciais das quais participou desde 1989. A informação não é indicativo de fraude eleitoral. Lula, quando venceu, foi eleito em 2º turno.

O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post?

"Urgentíssimo. Lula admite em vídeo vazado não ter sido eleito pelo povo em primeiro turno", diz a legenda da postagem.

A narradora do post afirma que a declaração do petista ocorreu em uma reunião particular em Belo Horizonte.

"Respeitosamente, eu tenho que admitir que o povo nunca me elegeu no primeiro turno", diz Lula no vídeo reproduzido pela postagem.

A mulher chama atenção para a reação da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), presente no evento.

Ela ainda afirma que "é muito sério o que está acontecendo no Brasil" e exige uma explicação do ministro Alexandre de Morais, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do próprio TSE, de Duda e Lula.

Por que é distorcido?

Não se trata de uma reunião privada. A declaração de Lula foi dada em coletiva de imprensa em BH no dia 10 de outubro de 2022, uma semana após o fim do 1º turno das eleições de 2022.

Declaração foi resposta à imprensa. Lula respondia a repórter do UOL, que o questionou sobre possíveis equívocos da campanha do 1º turno. No vídeo da coletiva, aos 27 minutos e 38 segundos, o petista diz que não ganhou no 1º turno porque uma parcela da sociedade não quis que ele ganhasse: "Simples assim, e, respeitosamente, eu tenho que admitir que o povo nunca me elegeu no 1º turno."

  • Duda Salabert reagiu a um barulho. Todos no palanque do então candidato reagem ao som estridente de um objeto caindo, incluindo a deputada. A expressão de incômodo reproduzida no vídeo diz respeito a essa situação, e não à fala de Lula.
  • Lula já havia falado sobre isso. Ele afirma em seu discurso logo após o resultado do primeiro turno: "Eu nunca ganhei uma eleição no primeiro turno. Toda eleição que eu disputei foi no segundo turno" (aqui).
  • O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

A fala de Lula sobre eleição em 1º turno também foi checada pela Reuters.

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.