Vídeo de Bolsonaro sendo ovacionado em jogo do Palmeiras é de 2018
Um vídeo de Bolsonaro sendo ovacionado no Allianz Parque durante um jogo do Palmeiras não é de 2023, como sugerem publicações nas redes sociais.
As imagens compartilhadas são de dezembro de 2018, quando o então presidente eleito assistiu à final do Campeonato Brasileiro entre Palmeiras e Vitória.
O que diz o post
O vídeo começa mostrando Paulo Echebarria, que possui um canal de notícias nas redes sociais chamado Mundial Telenoticias, apresentando as imagens de Bolsonaro no estádio do Palmeiras. Ele diz: "Olha como ele foi recebido na Allianz Arena, em São Paulo".
Um texto sobreposto ao vídeo afirma: "Existe uma grande diferença entre um governo e outro, olha, só isso já diz tudo", "Olha como Bolsonaro foi recebido" e a data "12/04/2023".
Em seguida aparece a cena do ex-presidente sendo aplaudido sob coro de "mito" no estádio, vestindo a camisa número 10 do Palmeiras, acenando para a torcida e fazendo um sinal de arma com as mãos.
Echebarria volta à cena e questiona: "Será que se o Lula entrasse em um campinho de várzea em qualquer município desse do interior do país alguém conseguiria ouvir o seu nome sendo gritado em coro como foi o de Bolsonaro?".
Porque o post é distorcido
Imagens são antigas. A gravação é dezembro de 2018. Na época, o vídeo original foi publicado pelo senador Flávio Bolsonaro, filho mais velho do ex-presidente, em seu canal no Youtube. Assista:
Bolsonaro não foi à final do Paulista. Em 9 de abril deste ano, o Palmeiras derrotou por 4 a 0 o Água Santa na disputa pelo título, também no Allianz Parque. Mas as imagens da publicação falsa não são desse jogo. Em busca no Google não é possível encontrar notícias de que Bolsonaro tenha ido ao estádio ou sido aplaudido.
Viralização. Compartilhado em 14 de abril no Facebook, até a tarde de hoje (19), a publicação já tinha 243 mil visualizações e 18 mil curtidas.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos, AFP Checamos, Boatos.org e Agência Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.