Lula não disse que vai suspender mais de um milhão de beneficiários do INSS
Lula (PT) não disse que vai cancelar o pagamento do INSS para mais de um milhão de pessoas, como afirma falsamente uma publicação que circula nas redes sociais.
O Ministério da Previdência Social afirma que nenhum benefício foi ou será suspenso. Não há registro de que o presidente tenha citado corte nos beneficiários em reportagens ou canais oficiais do governo.
O que diz a publicação?
O vídeo tem o seguinte título: "Notícia urgente. INSS suspenso. Lula diz que vai cancelar mais de 1 milhão de benefícios".
Um narrador diz que a notícia sobre a suspensão do benefício foi anunciada "ontem", sem informar a data, enquanto a imagem de Lula em entrevista a jornalistas é exibida.
O narrador afirma ainda: "Após então suspender e cancelar benefícios de Auxílio Brasil de inúmeras pessoas, que é o Bolsa Família, agora também aposentados e pensionistas do INSS teriam o benefício cancelado e com uma lista de mais de um milhão de pessoas para perder o benefício".
Por que a afirmação é falsa?
Governo federal nega corte de benefícios. O Ministério da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentados e pensionistas, negou qualquer suspensão de benefícios do INSS. "Não procede", afirmou em nota.
Sem declarações. A reportagem do UOL não encontrou nenhuma declaração de Lula anunciando cortes do benefício em reportagens de jornais ou em canais oficiais do governo.
Bloqueios do Bolsa Família
Embora não haja relação com o suposto cancelamento do INSS, é verdade que houve bloqueio de benefícios do Bolsa Família. O pente-fino que acontece no benefício busca combater irregularidades, como o cadastro de diferentes membros de uma mesma família como família unipessoal. Em fevereiro, a previsão do governo era de que havia 2,5 milhões de cadastros irregulares (aqui).
Houve falhas na operação, que causaram confusão: sistema fora do ar, falta de orientação do governo federal e benefícios bloqueados mesmo sem irregularidades (leia mais aqui). Só em abril deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social bloqueou mais de 1,2 milhão de benefícios do Bolsa Família de pessoas que dizem viver sozinhas —o número exato não foi informado. Em março, também houve bloqueio para averiguação de frequência escolar.
O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
A informação também já foi checada por Aos Fatos.
Viralização. A publicação com a informação falsa foi compartilhada no TikTok em 17 de abril de 2023 e, até essa quarta-feira (19), registrava mais 55 mil curtidas e 40 mil compartilhamentos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.