É antigo vídeo em que deputado português chama Lula de 'bandido'
Foi gravado em janeiro o vídeo em que o deputado português de extrema direita André Ventura chama o presidente Lula (PT) de "bandido". Ao contrário do que indica um post nas redes sociais, a fala não ocorreu durante viagem do petista a Portugal concluída hoje (25).
O que diz o post:
""Não temos medo de dizer: Lula da Silva é um BANDIDO!'. E assim foi a recepção do ladrão mais famoso do mundo em Portugal. Reforçando: FORA LULA!", diz o deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) na descrição do post em que compartilha o vídeo.
O parlamentar português discursa em uma convenção do partido Chega: "Nós não temos medo de dizer que Lula da Silva é um bandido. Não temos medo de continuar a dizer em Portugal. Diga o que disser Santos Silva [presidente da Assembleia da República de Portugal], diga o que disser a embaixada do Brasil em Portugal, nós não temos medo e é essa nossa diferença para os outros [partidos]".
Por que é distorcido:
A fala não é atual. O deputado André Ventura de fato chamou o presidente Lula de bandido, mas a declaração exibida no vídeo é de 27 de janeiro deste ano.
Ventura fez o discurso na 5ª Convenção Nacional do Chega, realizada entre 27 e 29 de janeiro. É o que indica o selo inserido no canto superior direito do próprio vídeo.
Dias antes, o mesmo deputado português já havia chamado Lula de bandido durante uma sessão no Parlamento de Portugal. Na ocasião, foi repreendido por outros parlamentares.
Lula não foi vaiado
O UOL Confere desmentiu ontem outro conteúdo distorcido envolvendo a viagem de Lula a Portugal.
Uma publicação alegou que Lula foi vaiado.
O post usa uma montagem de dois vídeos, um atual e um antigo. O atual é verdadeiro. O antigo mostra o petista saindo de carro do Palácio de Belém, sede da presidência de Portugal, em 18 de novembro de 2022.
Viralização. A postagem distorcida, compartilhada no Facebook no último dia 22, registra 421 mi visualizações, 35 mil reações e 3,4 mil comentários.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.