Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Governo alemão não emitiu alerta que relaciona vacinação para covid à Aids

A desinformação usa estudo de instituto alemão distorcidamente para dizer que vacina contra covid pode causar Aids - Arte/UOL sobre Reprodução/WhatsApp
A desinformação usa estudo de instituto alemão distorcidamente para dizer que vacina contra covid pode causar Aids Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

08/05/2023 15h20

É falso que o governo alemão tenha emitido um alerta que relacionava a vacinação contra a covid-19 ao desenvolvimento de Aids.

O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere para o WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

"Notícia bombástica do governo alemão: 'Número alarmante de vacinados está desenvolvendo AIDS'", diz o título de uma matéria do "News Punch".

O texto diz que o sistema imunológico de pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 teria sido supostamente "degradado" em 87%. O cálculo é feito a partir da comparação da média de casos da variante ômicron entre vacinados e não-vacinados.

A desinformação também diz que, em cerca de um mês, "a maioria dos indivíduos que foram totalmente vacinados desenvolveria a AIDS induzida pela vacina".

Como fonte há um link que parece direcionar para uma matéria do News Punch, mas ao copiá-lo e colá-lo no buscador aparece o recado de página não encontrada.

Por que o post é falso

O texto que deu origem ao print que circula nas redes distorce as conclusões de um relatório publicado em dezembro de 2021 (aqui). O relatório foi produzido pelo The Robert Koch Institute, instituição ligada ao governo alemão que atua na prevenção e monitoramento de doenças.

O documento analisa estatísticas de casos de covid-19 registrados no país nas semanas anteriores e recomenda a vacinação como prevenção da doença. "Em particular, é altamente recomendável que as pessoas que ainda não receberam imunização básica sejam vacinadas contra a covid-19 e garantam que estejam totalmente vacinadas", explica a pesquisa na página 3.

Em nenhum trecho o texto cita termos como "HIV", "aids" ou suas respectivas traduções em alemão.

A vacina contra a covid-19 não representa nenhum risco de contrair o HIV e, consequentemente, desenvolver a Aids. O HIV é transmitido por fluidos corporais como sangue, leite materno, sêmen e secreções vaginais, segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

A nota também desconsidera que os imunizantes contra o novo coronavírus não impedem a transmissão da doença, mas na prevenção de hospitalizações e mortes.

Também não há notícias relacionadas ao suposto alerta emitido pelas autoridades alemãs no Google.

Site de Fake News. De acordo com Mashable (aqui) e FactCheck.org (aqui), o portal "News Punch" é um veículo desinformativo que publica notícias falsas "assim como fazia sob o seu antigo domínio", explica matéria do Mashable.

A desinformação também foi checada pela Agência Lupa.

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.