É falso que caixas com quadrados coloridos sejam de leite reprocessado
É falso que as embalagens de leite do tipo longa vida que possuem quadrados coloridos no fundo da caixa sejam de produtos reprocessados, como afirma vídeo desinformativo compartilhado no Facebook.
O código colorido é apenas um teste de impressão.
O que diz o vídeo:
"Nação distinta. Não sabia dessa informação. Na embalagem tem um código de reprocessamento", diz o texto inserido no vídeo.
"Isso aqui são leites reprocessados. Já perdeu a validade, estragou, o mercado devolveu pra fábrica, a fábrica reprocessou, 'botou' um produto químico e voltou de novo (sic) para o mercado", diz uma mulher na gravação.
A senhora que aparece no vídeo pede para que as donas de casa comprem apenas os leites que não tiverem os quadrados coloridos na embalagem.
Por que é falso
A mentira circula há anos e foi desmentida em 2019 pelo Ministério da Agricultura (aqui). A pasta reforça que é proibido o reprocessamento do leite longa vida —ou UHT (Ultra Alta Temperatura).
Quadrados coloridos são resultados de teste de impressão. A informação está em um comunicado divulgado pela empresa Tetra Pak, responsável pela fabricação das embalagens que aparecem no vídeo (aqui).
Como são impressas mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens. Por isso, encontramos embalagens com e sem a impressão desta barra colorida Nota da Tetra Pak
Há também embalagens que saem com a impressão de pontos em vez da barra colorida. A empresa explica que eles são o controle de registro da máquina de impressão.
Viralização. O vídeo mentiroso, compartilhado no Facebook no último dia 13, conta com 828 mil visualizações, 16,8 mil curtidas e 7,3 mil encaminhamentos.
O conteúdo também checado por Fato ou Fake em 2018 e recentemente pelo Boatos.org.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.