É falso que Lula foi xingado em inauguração de caça sueco
Um vídeo que mostra o presidente Lula durante uma cerimônia da FAB em Gavião Peixoto (SP) teve o áudio adulterado para incluir vaias e xingamentos contra o petista.
Lula foi alvo dos protestos, mas não naquela ocasião. O áudio usado na montagem é de uma manifestação contra o presidente em Araraquara em 8 de maio.
O que diz o post
O vídeo viral mostra trecho de reportagem da TV Brasil, que acompanhou ao vivo a inauguração do caça sueco.
As imagens mostram Lula na fábrica da Embraer para acompanhar a linha de montagem final dos Gripen F-39.
Ao fundo, o áudio é de vaias e xingamentos.
É possível ouvir "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão" e a seguinte narração: "Pessoal, o ex-presidiário acabou de chegar aqui em Araraquara, o GSI em massa com ele, olha o segurança dele aqui, não pode nem chegar perto ó?"
Depois ainda há mais vaias contra o presidente, buzinas e gritos de "fora Lula" e "Lula cachaceiro, devolve o meu dinheiro".
Sobre o logo da TV Brasil está escrito: "Lula 09/05/23". Ainda assim, é possível ler as informações inseridas pelo jornal sobre a cena: "Ao vivo", "Gavião Peixoto - SP" e as chamadas "Produção do Gripen no Brasil" e "Presidente Lula inaugura produção do caça sueco".
Por que é falso
Procurando pela chamada da TV Brasil que aparece no vídeo é possível encontrar a cena original. Na gravação, disponível no YouTube (aqui), uma apresentadora diz:
Você confere ao vivo imagens da cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O presidente Lula participa neste momento de uma visita, ele vai inaugurar a linha de produção do caça Gripen, na fábrica da Embraer, junto com o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno".
Fala original da cena adulterada
Em nenhum momento, o presidente é chamado de ladrão. Na transmissão, Lula aparece em frente a um caça e ao lado de militares e ministros. A única coisa que se pode ouvir ao fundo são os barulhos das aeronaves e a voz da jornalista.
Áudio é de manifestação em Araraquara em 8 de maio. No começo do áudio usado na desinformação é possível ouvir um homem dizendo que o mandatário havia acabado de chegar em Araraquara, sendo que a inauguração foi em Gavião Peixoto, e que estava cercado por membros do GSI. O presidente visitou a cidade para avaliar os danos causados pelas chuvas.
Viralização. Compartilhado em 9 de maio no TikTok, o conteúdo soma, até a tarde de hoje (15), 28 mil curtidas, 3,6 mil comentários e 9,9 mil compartilhamentos.
Após contato com a plataforma, o vídeo foi tirado do ar e a conta do desinformador foi suspensa.
O conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos e Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.