Post publica vídeo antigo de ex-comandante da Marinha como se fosse atual
Uma publicação no TikTok compartilha uma declaração antiga do então comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, sobre mais transparência para o sistema eleitoral, como se fosse recente.
O almirante não é mais comandante da Marinha, e a declaração foi feita em 6 de julho do ano passado.
O que diz o post:
"COMANDANTE DA MARINHA FALO TUDO SÓ NAO INTENDE QUEM NAO QUER (sic)", diz o texto inserido no vídeo.
Na gravação, o então comandante da Marinha reforça o que disse em uma entrevista ao jornal O Povo, em que endossou a defesa do então presidente Jair Bolsonaro (PL) por uma auditoria privada nas urnas eletrônicas.
"Eu sou brasileiro, tenho direito a ter opinião. Ninguém vai dizer que não tenho direito a ter opinião. E, além disso, a minha opinião é: as leis devem ser respeitadas e não devem ser torcidas, e mais do que isso: nós temos que ter mais transparência, mais auditoria. O máximo de preocupação levará o melhor dos resultados para o povo brasileiro", diz o almirante.
Por que é distorcido:
O vídeo é verdadeiro, mas o autor da postagem não informa que foi gravado em 6 de julho de 2022. O então comandante da Marinha participou de uma audiência na Câmara Federal (aqui).
Almir Garnier Santos ocupou o cargo de comandante da Marinha entre 9 de abril de 2021 e 31 de dezembro de 2022, durante o governo Jair Bolsonaro (aqui). O atual chefe da Força é o almirante Marcos Sampaio Olsen (aqui).
A entrevista a qual Garnier Santos se refere foi publicada pelo jornal O Povo, do Ceará, em 11 de maio de 2022 (aqui). O então comandante da Marinha estava em Fortaleza para participar da inauguração da estátua Almirante Tamandaré (aqui).
Viralização. A publicação distorcida, compartilhada no TikTok na segunda-feira (22), tem 196.6 mil visualizações, 11.3 mil curtidas e 845 comentários.
Este conteúdo também foi checado por Reuters Fact Check.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.