Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É montagem foto que mostra Lula e Maduro juntos em 1984

5.jun.2023 - Rostos de Lula e Maduro foram inseridos digitalmente em foto da Parada Gay de NY de 1971 - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
5.jun.2023 - Rostos de Lula e Maduro foram inseridos digitalmente em foto da Parada Gay de NY de 1971 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

05/06/2023 15h43

É uma montagem a foto em preto e branco que circula nas redes sociais com as imagens de Lula e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de mãos dadas em 1984.

Os rostos de Lula e Maduro foram inseridos digitalmente.

O que diz o post

"Lula e Maduro em 1984. Entenderam agora?", diz o texto em cima da imagem que supostamente mostra os presidentes do Brasil e da Venezuela dando as mãos e usando shorts curtos e acessórios de couro.

"Descoberta Relíquia > 9-dedos (Lula) e o Narcotraficante (Maduro) na juventude", diz a legenda da publicação.

Por que é falso?

Busca reversa pelo TinEye mostra a imagem original. O resultado comprova que os rostos de Lula e Maduro foram inseridos digitalmente. A fotografia verdadeira foi tirada em 27 de junho de 1971 por Jean Pierre Laffont, na segunda Parada do Orgulho Gay de Nova York (aqui).

"Dois homens aparecem em shorts curtos e roupas de bondage na Segunda Semana Anual do Orgulho Gay, na cidade de Nova York. A palavra orgulho, em oposição à vergonha, lembra aos homossexuais que eles devem ter um senso de dignidade e satisfação em admitir sua diferença sexual", diz a legenda da foto.

A desinformação circula pelo menos desde 2014, quando o rosto de Maduro foi inserido digitalmente na mesma imagem de Laffont. Na época, Boatos.org desmentiu a fake (aqui). Em 2018, a mesma imagem voltou a circular, o que gerou um desmentido da Agência Lupa (aqui). Em 2019, a foto já contava com o rosto de Lula e foi checada pela AFP (aqui) e pelo Polígrafo (aqui).

A fake reapareceu durante a passagem de Maduro por Brasília, onde chegou no em 28 de maio para se reunir com Lula e participar de um encontro com chefes de Estado da América do Sul (aqui). Foi a primeira vez que o presidente da Venezuela visitou o Brasil desde 2015.

Viralização. Compartilhado no Facebook em 1º de junho, a publicação somou, em 24 horas, 1,5 mil visualizações.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.