Vídeo não mostra homenagem da Polícia Militar do Rio a Bolsonaro
É falso que um vídeo compartilhado nas redes sociais mostre uma homenagem de policiais militares do Rio de Janeiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na gravação, os agentes se despedem do coronel Rubens Castro Peixoto, então comandante do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças).
O que diz o post:
O vídeo mostra dezenas de policiais militares reunidos em círculo num espaço, aplaudindo e gritando "mito" para um outro policial no centro.
O post compartilhado no Twitter com o vídeo diz: "Presidente vestiu o uniforme da PMERJ e foi festejado... Mas, pera aí??? Não foi o Lula??? O homenageado foi o Jair Bolsonaro ??? Será que o Mecanismo vai querer puní-lo porque ele botou a farda "Treme Terra"???".
"Bolsonaro ontem a (sic) noite no CFAP em Sulacap. É por isso que os ladrões querem acabar com a PMERJ. Enquanto o ladrão cachaceiro vai no complexo do alemão, Bolsonaro é bem recebido na PM", afirma o texto com a gravação compartilhado no Tiktok.
Por que é falso:
A assessoria de comunicação da Polícia Militar do Rio informou ao UOL Confere que o vídeo não tem nenhuma relação com Bolsonaro. "Trata-se de um momento de despedida de um coronel da corporação de sua unidade de instrução".
Um outro vídeo da homenagem, mais completo, foi publicado pelo perfil do CFAP no Facebook (aqui). A despedida aconteceu em agosto de 2021.
Viralização. A publicação falsa no Twitter, compartilhada no último dia 19, registra 213.2 mil visualizações, 11.6 mil curtidas e 2.550 retuítes. Já a postagem no Tiktok, feita no último dia 7, tem 22 mil visualizações, 5.051 mil curtidas e 487 comentários.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.