É falso que Lula tenha selado 'acordo bilionário' com a Itália
É falsa a afirmação que circula nas redes sociais de que o presidente Lula (PT) assinou um "acordo bilionário" com a Itália, que prevê a instalação de cinco novas empresas no país e geração de 25 mil empregos.
O Ministério das Relações Exteriores confirmou ao UOL Confere que a viagem do petista a Roma na semana passada não envolveu novos acordos econômicos.
O que diz o post:
"Lula assina acordo bilionário na Italia (sic). 5 NOVAS EMPRESAS ITALIANAS VÃO VIM (sic) PARA O BRASIL GERANDO 25 MIL NOVOS EMPREGOS", diz o texto inserido no vídeo.
O presidente aparece na imagem assinando um livro ao lado de uma autoridade italiana.
Por que é falso:
O Ministério das Relações Exteriores confirmou ao UOL Confere que a afirmação é falsa.
O vídeo mostra Lula assinando um livro de visitas no Palazzo Senatorio, em Roma, e não um acordo bilionário. A autoridade que aparece ao lado do presidente brasileiro é o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
O momento foi compartilhado pela própria página oficial do governo federal no Twitter (aqui). Não há nada na publicação sobre um suposto acordo econômico entre os países.
O encontro entre o presidente brasileiro e o prefeito de Roma também foi publicado no site oficial da prefeitura italiana (aqui e aqui).
Lula foi a Roma no último dia 21 para reforçar a relação bilateral com a Itália (aqui). Durante a viagem, ele se reuniu com o chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni e reencontrou o papa Francisco.
Viralização. A publicação no Instagram com a mentira, compartilhada no último dia 24, tem 20.244 curtidas e 1.028 comentários. Uma postagem com a mesma afirmação falsa, feita no TikTok no dia 22 deste mês, registra 104.9 mil visualizações, 13.3 mil curtidas e 804 comentários.
Outra publicação no Kwai, compartilhada no dia da visita de Lula a Roma, tem 66.4 mil visualizações, 11.2 mil curtidas e 2.3 mil comentários.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.