Serasa não mantém grupo no Telegram para 'eliminar dívidas'

É falso um grupo no Telegram que leva o nome da Serasa e a logo da empresa, com a promessa de "eliminar suas dívidas este mês". A empresa negou que o canal seja oficial.

O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o grupo

O grupo no Telegram se chama "Regularização - Serasa", e promete eliminar as dívidas dos usuários.

"Não perca está (sic) oportunidade ÚNICA de eliminar suas dívidas este mês. O relógio está correndo, e você merece a paz financeira que vem com a ação imediata", diz um trecho da descrição do canal.

Por que é falso

A Serasa informou ao UOL Confere que o grupo é falso. "O aumento das tentativas de fraudes é uma realidade combatida diariamente e com muito esforço pela Serasa por meio de denúncias e pela promoção de conteúdos educativos".

A empresa orienta o consumidor que quer renegociar dívidas a procurar os canais oficiais da Serasa. É possível ser atendido no site (aqui), no aplicativo disponível na Play Store e Apple Store e pelo WhatsApp (11) 99575-2096. "Qualquer forma de renegociar uma dívida da Serasa fora destes canais oficiais pode caracterizar uma tentativa de golpe".

A Serasa também disponibiliza a ferramenta "Validador de Boletos", que verifica boletos e chaves Pix e identifica possíveis tentativas de golpe. A ferramenta está disponível no site e aplicativo da empresa, mediante cadastro.

A Serasa é uma empresa privada que reúne dados enviados por lojas, bancos e financeiras sobre dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos e outros registros públicos e oficiais.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.