Clipe com nomes do sertanejo é de 2021 e não foi feito contra governo Lula

É falso que um clipe protagonizado por artistas do sertanejo tenha sido feito recentemente contra medidas do governo Lula (PT), como afirma mensagem que circula pelo WhatsApp. A gravação foi lançada em 2021 para arrecadar recursos aos profissionais do entretenimento prejudicados com a suspensão das atividades na pandemia.

O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem

A mensagem compartilha o clipe da música "Acredite! Vai passar" e faz uma comparação entre a canção dos sertanejos com a música "We Are The World", lançada nos EUA contra a fome na África.

"Os cantores americanos nas décadas 85 (sic) fizeram uma música para a fome da Etiópia na África e hj cantores Sertanejos fizeram essa música por tudo que esta (sic) acontecendo no Brasil com esse desgoverno. Linda CANÇÃO...Acredite! Vai passar...Não desista!", diz o texto.

Por que é falso

Uma busca rápida na aba de "notícias" do Google mostra textos publicados em diferentes veículos de comunicação sobre o lançamento da música (aqui e aqui). A canção foi lançada em setembro de 2021.

O clipe foi disponibilizado no Youtube pela Royal Produções em novembro daquele ano (aqui).

O lucro obtido com a música foi revertido em cestas básicas doadas aos profissionais mais necessitados do show business, segundo o colunista do G1 Mauro Ferreira (aqui).

Interpretam a música escrita por Rick (da dupla Rick e Renner) os músicos sertanejos: Bruno & Marrone, Carol Valentim, César Menotti & Fabiano, Daniel, Edson & Hudson, Eric Silver, Fernando & Sorocaba, Guilherme & Benuto, Jorge & Mateus, Lauana Prado, Léo & Junior, Nayra Days, Paula Fernandes, Rick & Renner e Rionegro & Solimões.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Alexandre Rocha Saffi

É claro que é falso, pois "música" e "sertanejo" não podem estar na mesma frase.

Denunciar

Antonio Gonçalves Junior

Se fosse verdadeiro não surpreenderia, esses cantores sertanejos apoiaram o Bozo, agora a pergunta é: um sujeito que produz um vídeo falso é honesto? quem espalha informações falsas é honesto? como alguém pode acreditar que o sujeito que esse tipo de gente apoia pode ser honesto? Reflitam sobre isso!!!

Denunciar

Xisto Mazzochin

No final tudo fica joia.

Denunciar