Clipe com nomes do sertanejo é de 2021 e não foi feito contra governo Lula
É falso que um clipe protagonizado por artistas do sertanejo tenha sido feito recentemente contra medidas do governo Lula (PT), como afirma mensagem que circula pelo WhatsApp. A gravação foi lançada em 2021 para arrecadar recursos aos profissionais do entretenimento prejudicados com a suspensão das atividades na pandemia.
O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz a mensagem
A mensagem compartilha o clipe da música "Acredite! Vai passar" e faz uma comparação entre a canção dos sertanejos com a música "We Are The World", lançada nos EUA contra a fome na África.
"Os cantores americanos nas décadas 85 (sic) fizeram uma música para a fome da Etiópia na África e hj cantores Sertanejos fizeram essa música por tudo que esta (sic) acontecendo no Brasil com esse desgoverno. Linda CANÇÃO...Acredite! Vai passar...Não desista!", diz o texto.
Por que é falso
Uma busca rápida na aba de "notícias" do Google mostra textos publicados em diferentes veículos de comunicação sobre o lançamento da música (aqui e aqui). A canção foi lançada em setembro de 2021.
O clipe foi disponibilizado no Youtube pela Royal Produções em novembro daquele ano (aqui).
O lucro obtido com a música foi revertido em cestas básicas doadas aos profissionais mais necessitados do show business, segundo o colunista do G1 Mauro Ferreira (aqui).
Interpretam a música escrita por Rick (da dupla Rick e Renner) os músicos sertanejos: Bruno & Marrone, Carol Valentim, César Menotti & Fabiano, Daniel, Edson & Hudson, Eric Silver, Fernando & Sorocaba, Guilherme & Benuto, Jorge & Mateus, Lauana Prado, Léo & Junior, Nayra Days, Paula Fernandes, Rick & Renner e Rionegro & Solimões.
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.