Vídeo que diz mostrar zumbido estranho no céu foi digitalmente alterado
Um vídeo que supostamente mostra "estranho zumbido com fenômenos no céu" teve seu áudio alterado digitalmente.
A cena viral é, na verdade, da última viagem feita pelo avião Antonov An-225 Mriya, em 5 de fevereiro de 2022.
O que diz o post
A cena retrata diversas pessoas em uma rua coberta de neve, a maioria filmando o céu, com um zumbido audível em segundo plano. Quase no final do vídeo, aparece um clarão no céu, em tom amarelado.
"O som é um zumbido famoso e estranho que já foi ouvido em algumas partes do planeta e cuja origem ainda é desconhecida", diz a legenda do vídeo em tradução livre do espanhol.
Por que é falso
O post mostra o mais recente pouso do An-225 no aeroporto de Gostomel, nas proximidades de Kiev, Ucrânia. A partir de uma busca reversa das imagens no Google é possível descobrir que o vídeo original foi divulgado no YouTube pelo canal brasileiro de aviação Aerocast, que atribuiu os créditos a um canal ucraniano no aplicativo Telegram, especializado em compartilhar informações sobre o país.
O vídeo completo revela que o clarão no céu é, na verdade, as luzes do avião que está pousando.
Outra gravação do pouso foi publicada no canal da Indústria de Defesa Ucraniana no Telegram (aqui). A legenda do post diz que o avião retornava de um voo comercial vindo da Dinamarca. O episódio também foi noticiado na imprensa ucraniana (aqui).
As duas gravações não revelam nenhum zumbido como da postagem distorcida. Nos vídeos há apenas o barulho do avião e as vozes de algumas pessoas que estão próximas ao local do pouso.
No dia 27 de fevereiro de 2022, a Indústria de Defesa Ucraniana informou que a aeronave foi destruída por tropas russas que invadiram a região do aeroporto (aqui) e (aqui).
Viralização. Compartilhado no TikTok em 10 de julho, o vídeo soma, até a tarde de hoje (23), 514,2 mil curtidas, 13,7 mil comentários, 19,8 mil compartilhamentos e 8,5 milhões de visualizações.
O mesmo conteúdo também foi checado pela Reuters.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.