Vídeo usa imagem da Ceagesp, em SP, em 2020 como se fosse no Nordeste

Um vídeo que mostra alimentos sendo descartados não foi gravado em nenhum estado do Nordeste, como sugere uma publicação enganosa nas redes sociais. As imagens foram registradas na Ceagesp, em São Paulo, em fevereiro de 2020. O descarte foi necessário porque os produtos tiveram contato com a água da enchente que atingiu a cidade.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Um vídeo que mostra homens descartando alimentos é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "crise econômica no Nordeste. Nordeste pede socorro. Comerciante chateado que não ta vendendo nada então descartando a mercadoria";

Em uma narração, um homem que depois mostra o rosto e se identifica apenas como "comerciante", afirma que está com dificuldades para vender a mercadoria na feira, e que "tem que descartar porque não vende". O homem não identificado diz ainda, "a besteira que o povo fez votando no tal esse L aí".

Por que é distorcido

Vídeo é em São Paulo. O vídeo é verdadeiro, mas não mostra o descarte de alimentos por crise econômica no Nordeste. As imagens foram registradas na Ceagesp, em São Paulo, em fevereiro de 2020. As mercadorias tiveram que ser descartadas pelo risco de terem sido contaminadas por causa de uma enchente após um forte temporal na cidade (veja aqui, aqui, aqui e aqui).

Esse conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e AFP Checamos.

Continua após a publicidade