Vídeo não mostra Hamas derrubando helicópteros israelenses, mas jogo online

Um vídeo, que mostra dois helicópteros sendo atingidos por mísseis, não tem relação com a guerra entre Israel e o Hamas. Na verdade, a gravação reproduz um jogo online.

A partir de uma busca reversa pelo InVid é possível encontrar a gravação original, que foi primariamente divulgada no YouTube, e que agora está sendo encaminhada de forma distorcida.

O que diz o post?

"Helicópteros israelenses são abatidos pelo Hamas", diz a legenda de um vídeo que mostra dois helicópteros voando em um céu cor-de-rosa até serem atingidos por mísseis, explodirem no céu e caírem em chamas no solo.

Por que é distorcido?

A partir de uma busca reversa pelo InVid, o UOL Confere descobriu que as imagens mostram, na verdade, uma simulação de aeronaves sendo derrubadas por um sistema de defesa antiaérea do jogo Arma3. O vídeo foi postado no YouTube em 3 de outubro deste ano.

No vídeo original, a legenda explica se tratar de cenas do jogo, desenvolvido pelo estúdio Bohemia Interactive. "Dois helicópteros de combate abatidos pela defesa antiaérea - Arma", diz a descrição do conteúdo traduzida para o português.

A gravação também usa a hashtag "arma3" e informa que "isto não é representativo da realidade, é apenas uma simulação no vídeo".

Desenvolvedora de game lamenta uso de imagens em fake news. Em nota divulgada nas redes sociais (aqui), a Bohemia Interactive disse ser "desanimador" que o jogo esteja sendo usado dessa forma.

Continua após a publicidade

Embora tenhamos encontrado formas de resolver esta questão de forma bastante eficaz, cooperando estreitamente com as principais agências de verificação de fatos, infelizmente não podemos mitigá-la totalmente. Podemos ver muitos de vocês ajudando ativamente a desmascarar esses vídeos em várias plataformas de mídia social, e agradecemos por isso. Bohemia Interactive, em nota nas redes sociais

O uso das imagens do game, de maneira distorcida, já ocorreu no ano passado durante a guerra entre Rússia e Ucrânia, como alertou a empresa (aqui).

É verdade, no entanto, que Israel esteja usando helicópteros em sua contraofensiva contra o Hamas, que atacou várias cidades israelenses durante o fim de semana em uma operação que Israel considera uma tentativa de retomar território. Autoridades relatam que pelo menos 1.300 pessoas já perderam a vida no confronto.

O conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos e Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes