Foto não mostra prisão de militares por tráfico; dupla usava disfarce

Duas fotos que aparecem em um vídeo compartilhado pelo WhatsApp e nas redes sociais não são de uma suposta operação da PF (Polícia Federal) que teria prendido dois militares por transportarem "muitas drogas" em um caminhão do Exército. Na verdade, os dois homens que aparecem em uma das imagens estavam disfarçados de militares.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o vídeo

O autor da mentira insere duas imagens no vídeo: a primeira mostra drogas apreendidas com o brasão e o nome da PM-SC (Polícia Militar de Santa Catarina), enquanto dois homens vestidos como militares aparecem algemados na segunda foto.

"Polícia Federal prende muitas drogas em fundo falso em caminhão do exército", diz um texto inserido no vídeo. O autor do conteúdo falso ainda escreve: "vai confiar em quem se nem no exército podemos".

Um homem aparece na gravação criticando a falta de colaboração do Exército durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro. "Lembra do Exército Brasileiro que abandonou o povo lá no dia 8? Nós contava (sic) com o Exército, glorioso Exército Brasileiro. Presta atenção: caminhão do Exército é preso pela polícia com muita droga. Fundo falso com muita droga dentro. Tá aí os caras presos, do Exército Brasileiro".

"Não defenderam os patriota (sic), agora entendi por que eles não gosta (sic) dos patriota (sic), conservador. Agora entendi por que não gosta do Bolsonaro, não gosta da gente. Agora uma parte do Exército da fronteira, ao invés de proteger a fronteira, tão atravessando droga", acrescenta.

Por que é falso

A primeira imagem, que mostra a droga junto com o brasão da PM-SC, é referente a uma apreensão em São José (SC), realizada em 19 de junho (aqui). Um homem foi preso, mas a identidade dele não foi revelada. A imagem foi localizada em busca reversa (aqui) no qual um dos links indicados remetia para um release da PM-SC sobre a "Operação 360 Infinito". A ação foi deflagrada em Santa Catarina para combater o tráfico de drogas em diversas regiões do estado. Dentro do texto, o leitor é redirecionado para outra página com mais informações (aqui).

A segunda foto mostra, na verdade, a prisão de dois homens que foram presos com 480 kg de maconha, em 7 de julho, em Sidrolândia (MS). Eles estavam disfarçados de militares, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal). "Os dois homens também vestiam roupas militares. Na caminhonete foram encontrados os tabletes de maconha e constatado que a plotagem do Exército Brasileiro era falsa e os dois presos não eram militares", observa trecho do release da PRF (veja aqui). A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul também divulgou o caso e destacou que eles utilizavam uma "caminhonete camuflada com características semelhantes às do Exército", segundo nota (veja aqui). A imagem original foi localizada após uma busca no Google por "caminhonete falsa", "exército", "droga" (aqui).

Continua após a publicidade

Ou seja, as duas fotos não têm relação entre si e as operações não foram realizadas pela Polícia Federal. O primeiro caso é uma operação deflagrada pela PM-SC, enquanto a segunda ação foi deflagrada em conjunto entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes