Vídeo mostra prisão de ex-líder armênio, não de chefe do Hamas
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a prisão de Ruben Vardanyan, ex-líder armênio, não a captura de um chefe do grupo extremista Hamas. O empresário foi um dos ministros da autoproclamada República de Nagorno-Karabakh.
O que diz o post
As publicações compartilham um trecho do vídeo em que o homem aparece sendo detido por dois militares.
"UM DOS LÍDERES DO HAMAS, (sic) FOI CAPTURADO! AGORA ELE SENTIRÁ O PESO DA MALDADE. AGORA VAI MOFAR NA PRISÃO ATÉ O JULGAMENTO", diz o texto inserido no vídeo.
O autor da mentira ainda escreve "16.10.2023", sugerindo que a prisão ocorreu nessa data.
Por que é falso
O vídeo mostra o momento da prisão do ex-líder armênio Ruben Vardanyan, antigo ministro de Estado da autoproclamada República de Nagorno-Karabakh. O vídeo original foi localizado após uma busca reversa de imagem no Google apresentar, como um dos resultados, a notícia sobre a prisão de Vardanyan em um site do Azerbaijão (aqui).
A gravação original foi publicada no canal do Sistema de Segurança do Azerbaijão, no Youtube, em 28 de setembro de 2023 (aqui).
Uma reportagem da CNN Portugal, publicada em 27 de setembro deste ano, diz que Ruben Vardanyan foi preso pela Guarda de Fronteira do Azerbaijão enquanto tentava entrar na Arménia (aqui). Nagorno-Karabakh é uma região autônoma formada por armênios, localizada dentro do Azerbaijão.
Viralização. Uma publicação no Instagram com a mentira, compartilhada na segunda-feira (16), registra 11.881 mil curtidas, 109 mil visualizações e 1.897 mil comentários.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news
Deixe seu comentário