Mergulho de homem no São Francisco ocorreu em 2023, não na gestão Bolsonaro

Um vídeo em que um homem aparece mergulhando em uma região do Rio São Francisco não foi registrado em março de 2022, como atribuem postagens nas redes sociais. A gravação, na verdade, é de maio de 2023.

O vídeo com a afirmação falsa foi compartilhado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O que diz o post

O vídeo mostra um homem mergulhando em um canal do Rio São Francisco com uma legenda falsa inserida que afirma que a gravação é de março de 2022. Em seguida, o vídeo mostra um canal seco e afirma que a imagem seria de setembro de 2023.

O conteúdo é compartilhado com informações que afirmam que a gravação é no Rio São Francisco.

Por que é falso

O homem que aparece mergulhando no canal do Rio Francisco é Rodrigo de Oliveira. Ele deu entrevista à coluna Painel, da Folha de S. Paulo, no dia 24 de outubro, e disse que a filmagem foi feita em maio deste ano (leia aqui).

A gravação foi feita pelo youtuber André do Cariri, criador do canal Jeito Nordestino, em Barbalha (CE), de acordo com a Folha de S. Paulo.

O vídeo foi publicado no Instagram do canal no dia 19 de maio.

Continua após a publicidade

As imagens que mostram um canal seco são antigas e o vídeo compara locais diferentes do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), segundo o governo do Ceará (leia aqui).

O CAC (veja aqui) e a Transposição do Rio São Francisco (aqui) são obras diferentes.

A Transposição do Rio São Francisco é alvo constante de conteúdos desinformativos. Leia o Comprova Explica sobre a obra aqui.

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes